Semana 2x1 do SIAFI: SIAFI e Tesouro Gerencial (TG)
Apresentação
Objetivo
Requisitos de Qualificação
Público Alvo
Novas Competências
Metodologia de Ensino
Exposição Dialogada
Troca de Experiências
Normativos, Doutrina e Jurisprudência
Estudos de Caso
Exercícios Práticos
Conteúdo programático
Parte I - SIAFI
- Módulo I – Fundamentação Teórica
- Orçamento Público;
- Conceitos de Orçamento;
- Orçamento-Programa;
- Princípio Orçamentário da Especificação (Esfera, PTRES, Fonte, ND, UGR, PI);
- A estrutura organizacional – órgão, unidade gestora, unidade orçamentária.
- A informação orçamentária e a célula orçamentária;
- Instrumentos de Planejamento e Orçamento (PPA/LDO e LOA);
- Ciclo Orçamentário;
- Classificações Orçamentárias;
- Mecanismos Retificadores do Orçamento;
- Características das Receitas e Despesas (orçamentárias e patrimoniais);
- Estágios e Classificações da Natureza da Receita;
- Estágios da Despesa com destaque para “Em Liquidação” e Classificações;
- Distinção entre Crédito X Recursos;
- Descentralização – Crédito x Recursos;
- Programação Financeira;
- Manual SIAFI;
- SIAFI (Estrutura, Entrada de Dados, Principais Documentos e o Subsistema de Contas a Pagar e a Receber);
- Exercícios (Durante o desenvolvimento do módulo serão fornecidos diversos exercícios para consolidação do conteúdo)
- Módulo II – As Inovações da Execução Orçamentária e Financeira para 2015 com o PCASP
- Por que do PCASP?
- Características e Estrutura do PCASP;
- Indicadores de Superávit Financeiro (ISF);
- Tabela de Eventos e o ISF;
- DE/PARA – Contas antigas para o novo Plano (CONORIGEM);
- Quinto Nível da conta contábil – importância para fins de consolidação;
- Fato Gerador do Passivo Exigível (VPD);
- Exercícios (Durante o desenvolvimento do módulo serão fornecidos diversos exercícios para consolidação do conteúdo)
- Módulo III – Resolução de Exercícios Práticos no SIAFI – Estudos de Casos e Atividades
- Transações de Informações (VERBO, LISTAUSUG e PERFIL);
- Tabelas Administrativas (CONORGAO, CONUG, CONUO)
- Tabelas Orçamentárias (CONPT, CONPTRES, CONFONTE,);
- Tabelas de Apoio (CONEVENTO e CONCONTA);
- Tabela Contábil (CONORIGEM);
- Consulta Documentos (CONND, CONNC, CONPF, CONOB, CONNE e CONNL);
- Lançamento do Orçamento – fita SOF;
- Consulta Natureza SOF (CONRECSOF e CONNATSOF);
- Detalhamento de Crédito (DETAORC);
- Descentralização de Crédito (NC);
- Emissão de Nota de Lançamento (NL);
- Emissão de RC, PA (Assinatura de contratos, baixa de materiais e outros)
- Emissão de Lista de Itens (LI);
- Emissão de Empenho (NE);
- Liquidação de despesas (INCDH);
- Entendendo como Alterar um documento hábil (CONDH) da fase “em liquidação” para “liquidado” e outras situações.
- Pagamento de Despesa (GERCOMP).
Considerando a indisponibilidade do SIAFI Educacional, todos os exercícios de consulta serão realizados no SIAFI Produção. Mas, a execução propriamente dita (empenho, liquidação e pagamento) será ministrada por meio de telas congeladas do SIAFI.
Parte II - Tesouro Gerencial
- Conceitos Básicos de Administração Financeira e Orçamentária e Introdução ao Tesouro Gerencial.
- Relacionamento SIAFI x Tesouro-Gerencial.
- Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: A informação orçamentária; Classificação por Natureza da Receita; Classificação por Natureza da Despesa; Classificação por Fonte de Recursos; A Célula orçamentária; Principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira e seus contas correntes.
- Introdução ao Tesouro Gerencial: Histórico; Arquitetura; Plataforma BI; Tesouro Gerencial x Siafi Gerencial; Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); Navegação pelo Sistema; Menus; Principais características; Funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.
- Consultas Básicas no Tesouro Gerencial e Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos.
- Tabelas do Tesouro Gerencial: Rol de contas; Itens de informação; Estrutura organizacional; UG; Órgão; e UO.
- Projeto de Lei Orçamentária Anual.
- Dotação Inicial.
- Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário.
- Dotação Autorizada.
- Provisão e Destaque Orçamentário.
- Consultas no Tesouro Gerencial sobre Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos: Escolher Relatório de Bancada; Selecionar atributos; Inserir novos atributos e métricas; realizar consulta; exportar dados.
- Execução Orçamentária e Financeira da Despesa
- Noções do PCASP.
- Execução simplificada da despesa.
- Principais contas de despesa e seus contas correntes.
- Consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, elemento da despesa e suas inter-relações.
- Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas.
- Criação de filtros, prompts e grupos personalizados.
- Salvar consultas em Meus Relatórios.
- Execução Orçamentária e Financeira da Despesa
- Consultas de Execução da Despesa: por Credor, Empenho e Subitem.
- Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas.
- Compartilhar relatórios.
- Consultas de documentos no Tesouro Gerencial e Receita Pública.
- Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros.
- Aspectos teóricos: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita.
- Guia de Recolhimento da União.
- Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU/RA.
Turma
A
ÀS
R$
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Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição.
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Instrutor
Servidor Público Federal, Graduado em Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Contabilidade e Auditoria Governamental pela Universidade de Brasília, MBA em Contabilidade Aplicado ao Setor Público pela Universidade Católica de Brasília.
Experiência de mais 25 anos na área de Setorial Contábil e Auditoria, Professor de Escolas de Governo e outras instituições desde 2003, autor de artigos científicos.
Professor requisitado para cursos e palestras em todo o Brasil.
Autor de diversos artigos científicos, dentre esses: ““O Papel da Conformidade de Registro de Gestão no Controle Preventivo do Ciclo Orçamentário: Um importante instrumento de sinalização para a auditoria e redução de riscos de impropriedades ou irregularidades na gestão pública federal” apresentado no Congresso da XXXVII EnANPAD 2013, no período de 07 a 11/09/201.3
Especializado em Gestão Estratégica de Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas.
Servidor público federal ativo a partir de 2007, exerce desde 2013 a função de contador responsável técnico em Setorial Contábil de Autarquia, além de já ter atuado como fiscal de contratos, bem como na área de formalização e repactuação de contratos.
Na condução dos trabalhos da Setorial Contábil, como responsável pela Conformidade Contábil, promove o alinhamento técnico entre as Unidades Gestoras, por meio de elaboração de roteiros, notas técnicas e apresentação de conteúdo em eventos presenciais.
Atuou como coordenador e desenvolvedor do Sistema de Informações de Custos da entidade em que atua, onde capacitou os agentes que atuam diretamente na geração de informações de custos.