Implementando Sistema de Informações de Custos no Setor Público

Gestão Pública

Apresentação

Em um contexto de restrições fiscais, a implementação de um Sistema de Informações de Custos no setor público torna-se crucial. Este curso oferece uma visão abrangente, combinando teoria e prática, sobre como estabelecer um sistema de custos eficiente e alinhado com o modelo de negócio da entidade. Aprenda a utilizar a gestão de custos como uma ferramenta poderosa para a alocação estratégica de recursos.

Objetivo

O curso visa capacitar agentes públicos no processo de implantação de um Sistema de Informações de Custos. Focado na alocação estratégica e efetiva de recursos, o programa aborda desde o planejamento até a implementação de um sistema de custos, garantindo que os participantes adquiram conhecimento prático para gerir custos de maneira eficiente em suas entidades.

Requisitos de Qualificação

Conhecimento básico em contabilidade e execução orçamentária é necessário. Para alunos do Governo Federal, é preciso ter os perfis “CUSTOS” e “TESCUSTOS” no Tesouro Gerencial. Para cursos presenciais, é necessário trazer um notebook.

Público Alvo

Este curso é ideal para gestores, contadores e outros profissionais envolvidos na gestão de recursos públicos que buscam aprimorar suas habilidades em sistemas de custos e gestão financeira.

Novas Competências

Ao concluir o curso, o aluno terá habilidades para planejar, implementar e gerenciar um Sistema de Informações de Custos, contribuindo para uma gestão de recursos mais eficiente e estratégica.

Metodologia de Ensino

Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.
Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.
Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.
Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.
Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.

Conteúdo programático

A importância do processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais para a temática de custos no setor público.

Planejamento das ações a serem executadas para a implantação da gestão de custos.

Conceitos fundamentais relacionados a custos.

  • Contextualização do modelo conceitual e sistêmico no âmbito da União;
  • O novo PCASP e os impactos na gestão de custos.

Personalização de um Sistema de Informação de Custos aderente ao modelo de negócio e alinhado necessidades estratégicas da entidade:

  • Objeto de custo principal e intermediário: o que medir na minha entidade?
  • Abordagem prática de objeto de custos definido com base na Cadeia de Valor.
  • Como identificar os insumos consumidos nos processos produtivos e a sua relação com o objeto de custos; e
  • Como identificar e alocar custos indiretos relacionados a potencial de serviços usufruídos pela entidade.
  • Abordagem prática para a definição dos centros de custos da entidade relacionados ao objeto de custos definido com base da Cadeia de Valor;
  • Cadastramento de Centros de Custos no Sistema SIAFI Operacional.
  • A transversalidade da gestão de custos;
  • Abordagem prática sobre o apontamento dos recursos consumidos no processo produtivo das unidades organizacionais da entidade;
  • Definindo a granularidade da informação de custos e o gradualismo da implantação.

Estabelecendo a relação de centros de custos da entidade, uma abordagem prática com base na Cadeia de Valor.

  • Sistema de Acumulação de Custos;
  • Sistema de Custeio;
  • Método de Custeio:
    • Abordagem prática de contabilização de custos no método de absorção parcial, com base na Cadeia de Valor – esquema de contabilização a partir da doutrina;
  • Apropriação dos custos diretos;
  • Alocação dos custos indiretos diretamente alocáveis aos departamentos através de direcionadores de custos;
  • Alocação de custos indiretos comuns.
  • Requisitos para habilitação do detalhamento de custos;
  • Navegando na Aba “Deta Custo”;
  • Fontes de informações para o correto preenchimento dos campos informacionais;
  • Interface das informações da Aba “Deta Custo” com outros sistemas estruturantes.
  • Custos prediais;
  • Custos de mão de obra direta e indireta;
  • Custos com diárias e passagens;
  • Custos com capacitação;
  • Custos com apoios administrativo;
  • Custos com locação de softwares;
  • Custos com Almoxarifado Virtual;
  • Custos com materiais de consumo – requisição o estoque;
  • Custos com transporte de servidores;
  • Custos com alimentação;
  • Custos com telefonia e pacote de dados;
  • Custos de suporte a usuários de TIC;
  • Custos de suporte a infraestrutura de TIC;
  • Custos com remoção;
  • Custos com saúde.

Como elaborar mapas de alocação de custos indiretos com base em direcionadores de custos e critérios de rateio.

Modelos de relatórios relatório com indicadores.

  • Integridade das bases de dados;
  • Práticas de conciliação de informações de custos;
  • Adoção do Regime de Competência:
    • Roteiro para a criação de canais de informações tempestivas de custos:
      • Conceitos básicos;
      • Registro da despesa em liquidação; e
      • Identificando a ocorrência do fato gerador da obrigação que reflete em custos.

Turma

Corpo Docente MMP
Presencial
28h
19/05
A
22/05/25
08:00hr
ÀS
17:00hr
No dia 22/05/2025, das 08:00 às 12:00
Belo Horizonte-MG
Presencial

R$

2.750
Corpo Docente MMP
Presencial
28h
18/08
A
21/08/25
08:00hr
ÀS
17:00hr
No dia 21/08/2025, das 08:00 às 12:00
São Paulo-SP
Presencial

R$

2.750
Corpo Docente MMP
Online ao VivoPresencial
28h
20/10
A
24/10/25
08:00hr
ÀS
13:00hr
Brasília-DF
Presencial

R$

2.750
Online ao Vivo

R$

2.190

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A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.

cancelamento e reembolso

Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição.

Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.

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Instrutor

corpo-docente
Corpo Docente MMP

Especializado em Gestão Estratégica de Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas.

Servidor público federal ativo a partir de 2007, exerce desde 2013 a função de contador responsável técnico em Setorial Contábil de Autarquia, além de já ter atuado como fiscal de contratos, bem como na área de formalização e repactuação de contratos.

Na condução dos trabalhos da Setorial Contábil, como responsável pela Conformidade Contábil, promove o alinhamento técnico entre as Unidades Gestoras, por meio de elaboração de roteiros, notas técnicas e apresentação de conteúdo em eventos presenciais.

Atuou como coordenador e desenvolvedor do Sistema de Informações de Custos da entidade em que atua, onde capacitou os agentes que atuam diretamente na geração de informações de custos.

CERTIDÕES E ATESTADOS

Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL
Ábaco Tecnologia de Informação LTDA
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

pré-requisitos técnicos

Desktop, Notebook, Tablet, Smartphone

Dispositivo

Dual Core com 2 GHz (i3/i5/i7 ou equivalente da AMD)

Processador

4GB

Mem. RAM

Windows 7, 8, 9, 10 e 11 / macOS X 10.10 / iOS / Android / BlackBerry

Plataforma

Edge 12 / Firefox 27 / Chrome 30 / Safari 7

Navegador

Zoom Meeting

Software

Webcam comum ou em HD integrada ou conectada via USB

Câmera

Alto-falantes e microfone integrados, conectados via USB ou Bluetooth sem fio

Áudio e Mic.

3Mbps - Banda larga com ou sem fio (3G, 4G/LTE e Wi-Fi)

Internet

Depoimentos

O curso é de suma importancia diante do tema extremamente complexo para área pública.
Luciano Cavalcante
Prefeitura Municipal de Arapiraca
Analista Contábil
3ª Turma Híbrida - Setembro/2024
Curso maravilhoso, abrangente e de um ótimo conteúdo, dinâmico, atualizado.
Maxsweel de Miranda Costa
Prefeitura Municipal de Arapiraca
Coordenador Orçamentário
3ª Turma Híbrida - Setembro/2024
No curso Implantando Sistema de Informações de Custos no Setor Público, entendi que a implementação e utilização da gestão de custo é de suma importância para o gestor público, entender e melhorar a utilização dos recursos a sua disposição, para a execução das atividades fim de sua entidade.
Claudio Silvano Alves
Ábaco Tecnologia de Informação
Analista de Suporte
3ª Turma Híbrida - Setembro/2024
Este curso está perfeitamente adapatado ao sistema híbrido.  O conteúdo é EXCELENTE e o professor tem bastante domínio, um dos melhores, senão o melhor curso nesta temática.
Luana Ascenso Lustosa
SG/PR
1ª Turma Híbrida - Outubro/2022
Excelente curso com bastante exemplos práticos que geram bastante clareza ao tema.
Rafael Vicenti Junior
SEFAZ/MT
1ª Turma Híbrida - Outubro/2022
O conteúdo do curso é muito atual, pois abrange um tema de extrema importância para a gestão pública, no que se refere à qualidade dos gastos.
Paulo Ricardo Simões Coelho
SG/PR
1ª Turma Híbrida - Outubro/2022
Professor Alysson é muito simpático e prestativo e conduziu muito bem o curso, o material é bem completo e o tempo de duração permite que o conteúdo seja transmitido com tranquilidade.
Juliana Paúra Tavares
SESC
2ª Turma Híbrida - Maio/2023
Excelentes a proposta do curso e o facilitador !
Anna Paola
UFJF
2ª Turma Híbrida - Maio/2023
Gostei bastante do conhecimento transmitido, em consonância com a ementa proposta, o que possibilitou absorção de conhecimentos que serão aplicados no dia a dia do trabalho.
George Morais de Souza
ANM
1ª Turma Híbrida - Outubro/2022
Curso com rico conteúdo sobre o tema apresentado, muito bem conduzido pelo professor Alysson.
Bernardo Blazuti Barreto Gonçalves
SESC
2ª Turma Híbrida - Maio/2023
Excelente curso, recomendo!
Debora Migotto
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
2ª Turma Híbrida - Maio/2023
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