Implementando Sistema de Informações de Custos no Setor Público
Apresentação
Objetivo
Requisitos de Qualificação
Público Alvo
Novas Competências
Metodologia de Ensino
Exposição Dialogada
Troca de Experiências
Normativos, Doutrina e Jurisprudência
Estudos de Caso
Exercícios Práticos
Conteúdo programático
1. Fontes legais e normativas de custos no setor público
A importância do processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais para a temática de custos no setor público.
3. Roteiro para elaboração de um projeto de implantação de um Sistema de Informações de Custos
Planejamento das ações a serem executadas para a implantação da gestão de custos.
4. Terminologias aplicáveis à temática de custos
Conceitos fundamentais relacionados a custos.
5. Contabilidade de custos no setor púbico
- Contextualização do modelo conceitual e sistêmico no âmbito da União;
- O novo PCASP e os impactos na gestão de custos.
6. Definindo o objeto de custos das entidade
Personalização de um Sistema de Informação de Custos aderente ao modelo de negócio e alinhado necessidades estratégicas da entidade:
- Objeto de custo principal e intermediário: o que medir na minha entidade?
- Abordagem prática de objeto de custos definido com base na Cadeia de Valor.
7. Mapeando os elementos de gastos da entidade
- Como identificar os insumos consumidos nos processos produtivos e a sua relação com o objeto de custos; e
- Como identificar e alocar custos indiretos relacionados a potencial de serviços usufruídos pela entidade.
8. Estabelecendo os centros de custos
- Abordagem prática para a definição dos centros de custos da entidade relacionados ao objeto de custos definido com base da Cadeia de Valor;
- Cadastramento de Centros de Custos no Sistema SIAFI Operacional.
9. Departamentalizando os custos da entidade
- A transversalidade da gestão de custos;
- Abordagem prática sobre o apontamento dos recursos consumidos no processo produtivo das unidades organizacionais da entidade;
- Definindo a granularidade da informação de custos e o gradualismo da implantação.
10. Relacionando os centros de custos ao objeto de custos
Estabelecendo a relação de centros de custos da entidade, uma abordagem prática com base na Cadeia de Valor.
11. Definindo o modelo conceitual de custos da entidade
- Sistema de Acumulação de Custos;
- Sistema de Custeio;
- Método de Custeio:
- Abordagem prática de contabilização de custos no método de absorção parcial, com base na Cadeia de Valor – esquema de contabilização a partir da doutrina;
- Apropriação dos custos diretos;
- Alocação dos custos indiretos diretamente alocáveis aos departamentos através de direcionadores de custos;
- Alocação de custos indiretos comuns.
12. Funcionamento da “Aba Centro de Custos” do SIAFI Web
- Requisitos para habilitação do detalhamento de custos;
- Navegando na Aba “Deta Custo”;
- Fontes de informações para o correto preenchimento dos campos informacionais;
- Interface das informações da Aba “Deta Custo” com outros sistemas estruturantes.
13. Exemplos práticos para geração de informações de custos
- Custos prediais;
- Custos de mão de obra direta e indireta;
- Custos com diárias e passagens;
- Custos com capacitação;
- Custos com apoios administrativo;
- Custos com locação de softwares;
- Custos com Almoxarifado Virtual;
- Custos com materiais de consumo – requisição o estoque;
- Custos com transporte de servidores;
- Custos com alimentação;
- Custos com telefonia e pacote de dados;
- Custos de suporte a usuários de TIC;
- Custos de suporte a infraestrutura de TIC;
- Custos com remoção;
- Custos com saúde.
14. Mapas de alocação de custos indiretos
Como elaborar mapas de alocação de custos indiretos com base em direcionadores de custos e critérios de rateio.
15. Relatório gerenciais de custos
Modelos de relatórios relatório com indicadores.
16. Integridade do Sistema de Informações de Custos
- Integridade das bases de dados;
- Práticas de conciliação de informações de custos;
- Adoção do Regime de Competência:
- Roteiro para a criação de canais de informações tempestivas de custos:
-
-
- Conceitos básicos;
- Registro da despesa em liquidação; e
- Identificando a ocorrência do fato gerador da obrigação que reflete em custos.
-
Turma
A
ÀS
R$
A
ÀS
R$
A
ÀS
R$
R$
Faça sua Inscrição agora!
Inicie sua jornada conosco com um processo de inscrição prático que inclui:
- Reserva de Vaga
- Cadastro de Equipe
Inscreva-se hoje e esteja mais perto de alcançar novos patamares no seu desenvolvimento profissional.
MMP cursos
- MMP CURSOS CAPACITACAO E TREINAMENTO LTDA
- SRTVS Setor de Rádio e TV Sul Quadra 701 CJ E, Bloco 01, Sala 212, Parte A1 - Asa Sul – Brasília/DF, CEP 70340-901
- CNPJ: 14.087.594/0001-24 | CF-DF: 07.581.964/001.00
Contato
- +55 (61) 9 9445-4563
- contato@mmpcursos.com.br
Dados de Pagamento
- Itaú (341) Agência: 8090 / Conta-Corrente: 25.570-7
- Banco do Brasil (001) Agência: 3476-2 / Conta-Corrente: 212.851-9
- Pague e parcele com cartão de crédito no site. Aceitamos as principais bandeiras.
Condições de Contratação
Para garantir sua presença e contribuir para a realização bem-sucedida do evento, é essencial que você faça sua inscrição com antecedência de 7 dias (sete).
A MMP Cursos Capacitação e Treinamento confirmará os eventos no mínimo 5 (cinco) dias antes de sua realização. Por favor, aguarde essa confirmação antes de organizar sua participação. Note que sua inscrição só será considerada válida após recebermos a nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprovação de pagamento.
A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.
cancelamento e reembolso
Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição.
Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.
Informe-nos sobre a quantidade de participantes, a data estimada e a carga horária desejada para receber uma proposta personalizada. Na MMP Cursos, nossas soluções são desenhadas para se alinhar precisamente ao seu perfil ou ao de sua equipe, garantindo o máximo aproveitamento. Preencha sua solicitação hoje e dê o próximo passo em seu desenvolvimento profissional conosco, com opções ajustadas ao seu cronograma e necessidades.
Instrutor
Especializado em Gestão Estratégica de Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas.
Servidor público federal ativo a partir de 2007, exerce desde 2013 a função de contador responsável técnico em Setorial Contábil de Autarquia, além de já ter atuado como fiscal de contratos, bem como na área de formalização e repactuação de contratos.
Na condução dos trabalhos da Setorial Contábil, como responsável pela Conformidade Contábil, promove o alinhamento técnico entre as Unidades Gestoras, por meio de elaboração de roteiros, notas técnicas e apresentação de conteúdo em eventos presenciais.
Atuou como coordenador e desenvolvedor do Sistema de Informações de Custos da entidade em que atua, onde capacitou os agentes que atuam diretamente na geração de informações de custos.