Implementando Sistema de Informações de Custos no Setor Público
Apresentação
Em um contexto de restrições fiscais, a implementação de um Sistema de Informações de Custos no setor público torna-se crucial. Este curso oferece uma visão abrangente, combinando teoria e prática, sobre como estabelecer um sistema de custos eficiente e alinhado com o modelo de negócio da entidade. Aprenda a utilizar a gestão de custos como uma ferramenta poderosa para a alocação estratégica de recursos.
Objetivo
O curso visa capacitar agentes públicos no processo de implantação de um Sistema de Informações de Custos. Focado na alocação estratégica e efetiva de recursos, o programa aborda desde o planejamento até a implementação de um sistema de custos, garantindo que os participantes adquiram conhecimento prático para gerir custos de maneira eficiente em suas entidades.
Requisitos de Qualificação
Conhecimento básico em contabilidade e execução orçamentária é necessário. Para alunos do Governo Federal, é preciso ter os perfis “CUSTOS” e “TESCUSTOS” no Tesouro Gerencial. Para cursos presenciais, é necessário trazer um notebook.
Público Alvo
Este curso é ideal para gestores, contadores e outros profissionais envolvidos na gestão de recursos públicos que buscam aprimorar suas habilidades em sistemas de custos e gestão financeira.
Novas Competências
Ao concluir o curso, o aluno terá habilidades para planejar, implementar e gerenciar um Sistema de Informações de Custos, contribuindo para uma gestão de recursos mais eficiente e estratégica.
Metodologia de Ensino
Exposição Dialogada
Troca de Experiências
Normativos, Doutrina e Jurisprudência
Estudos de Caso
Exercícios Práticos
Conteúdo programático
1. Fontes legais e normativas de custos no setor público
A importância do processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais para a temática de custos no setor público.
3. Roteiro para elaboração de um projeto de implantação de um Sistema de Informações de Custos
Planejamento das ações a serem executadas para a implantação da gestão de custos.
4. Terminologias aplicáveis à temática de custos
Conceitos fundamentais relacionados a custos.
5. Contabilidade de custos no setor púbico
- Contextualização do modelo conceitual e sistêmico no âmbito da União;
- O novo PCASP e os impactos na gestão de custos.
6. Definindo o objeto de custos das entidade
Personalização de um Sistema de Informação de Custos aderente ao modelo de negócio e alinhado necessidades estratégicas da entidade:
- Objeto de custo principal e intermediário: o que medir na minha entidade?
- Abordagem prática de objeto de custos definido com base na Cadeia de Valor.
7. Mapeando os elementos de gastos da entidade
- Como identificar os insumos consumidos nos processos produtivos e a sua relação com o objeto de custos; e
- Como identificar e alocar custos indiretos relacionados a potencial de serviços usufruídos pela entidade.
8. Estabelecendo os centros de custos
- Abordagem prática para a definição dos centros de custos da entidade relacionados ao objeto de custos definido com base da Cadeia de Valor;
- Cadastramento de Centros de Custos no Sistema SIAFI Operacional.
9. Departamentalizando os custos da entidade
- A transversalidade da gestão de custos;
- Abordagem prática sobre o apontamento dos recursos consumidos no processo produtivo das unidades organizacionais da entidade;
- Definindo a granularidade da informação de custos e o gradualismo da implantação.
10. Relacionando os centros de custos ao objeto de custos
Estabelecendo a relação de centros de custos da entidade, uma abordagem prática com base na Cadeia de Valor.
11. Definindo o modelo conceitual de custos da entidade
- Sistema de Acumulação de Custos;
- Sistema de Custeio;
- Método de Custeio:
- Abordagem prática de contabilização de custos no método de absorção parcial, com base na Cadeia de Valor – esquema de contabilização a partir da doutrina;
- Apropriação dos custos diretos;
- Alocação dos custos indiretos diretamente alocáveis aos departamentos através de direcionadores de custos;
- Alocação de custos indiretos comuns.
12. Funcionamento da “Aba Centro de Custos” do SIAFI Web
- Requisitos para habilitação do detalhamento de custos;
- Navegando na Aba “Deta Custo”;
- Fontes de informações para o correto preenchimento dos campos informacionais;
- Interface das informações da Aba “Deta Custo” com outros sistemas estruturantes.
13. Exemplos práticos para geração de informações de custos
- Custos prediais;
- Custos de mão de obra direta e indireta;
- Custos com diárias e passagens;
- Custos com capacitação;
- Custos com apoios administrativo;
- Custos com locação de softwares;
- Custos com Almoxarifado Virtual;
- Custos com materiais de consumo – requisição o estoque;
- Custos com transporte de servidores;
- Custos com alimentação;
- Custos com telefonia e pacote de dados;
- Custos de suporte a usuários de TIC;
- Custos de suporte a infraestrutura de TIC;
- Custos com remoção;
- Custos com saúde.
14. Mapas de alocação de custos indiretos
Como elaborar mapas de alocação de custos indiretos com base em direcionadores de custos e critérios de rateio.
15. Relatório gerenciais de custos
Modelos de relatórios relatório com indicadores.
16. Integridade do Sistema de Informações de Custos
- Integridade das bases de dados;
- Práticas de conciliação de informações de custos;
- Adoção do Regime de Competência:
- Roteiro para a criação de canais de informações tempestivas de custos:
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- Conceitos básicos;
- Registro da despesa em liquidação; e
- Identificando a ocorrência do fato gerador da obrigação que reflete em custos.
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Turma
A
ÀS
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Instrutor
Especializado em Gestão Estratégica de Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas.
Servidor público federal ativo a partir de 2007, exerce desde 2013 a função de contador responsável técnico em Setorial Contábil de Autarquia, além de já ter atuado como fiscal de contratos, bem como na área de formalização e repactuação de contratos.
Na condução dos trabalhos da Setorial Contábil, como responsável pela Conformidade Contábil, promove o alinhamento técnico entre as Unidades Gestoras, por meio de elaboração de roteiros, notas técnicas e apresentação de conteúdo em eventos presenciais.
Atuou como coordenador e desenvolvedor do Sistema de Informações de Custos da entidade em que atua, onde capacitou os agentes que atuam diretamente na geração de informações de custos.