Gestão, Planejamento e Organização de Almoxarifado na Administração Pública

Gestão Pública

Apresentação

Este curso oferece um aprofundamento nas práticas de gestão, planejamento e organização de almoxarifados na Administração Pública. Aborda as bases legais e práticas essenciais, desde o recebimento até a baixa de bens móveis, alinhando teoria e prática através de estudos de caso.

Objetivo

O objetivo deste curso é capacitar profissionais para uma gestão eficiente de almoxarifados na Administração Pública, enfatizando a execução correta dos procedimentos de classificação, controle e baixa de bens materiais, conforme as normas contábeis atuais.

Requisitos de Qualificação

Experiência em gestão de almoxarifados ou áreas relacionadas na Administração Pública é recomendada.

Público Alvo

Ideal para Gestores de Almoxarifados, servidores responsáveis pelo planejamento de aquisições, profissionais de Patrimônio e equipes de Controle Interno e Externo na Administração Pública.

Novas Competências

Ao concluir o curso, os alunos serão capazes de gerenciar almoxarifados na Administração Pública com eficiência, aplicando as melhores práticas e normas contábeis.

Metodologia de Ensino

Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.
Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.
Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.
Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.
Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.

Conteúdo programático

  • Conceitos iniciais de bens materiais: Contextualização dos bens permanentes e de consumo;
  • Classificação de material de consumo x permanente: Com base na Portaria nº 448/2002 da Secretaria do Tesouro Nacional, destacar os parâmetros excludentes para classificar material de consumo e permanente; abordar os materiais duvidosos e apresentar critérios para subsidiar o gestor do almoxarifado;
  • Recebimento de material:
    • Apresentar os tipos de recebimento de material no almoxarifado, com base na IN 205/88/SEDAP, e de acordo com a lei 8.666/93.
    • Conferência e aceite;
    • Exame qualitativo e quantitativo;
  • Tombamento:
    • Emplaquetamento de material.
    • Materiais que não recebe plaqueta e como controlar esses materiais;
  • Armazenagem e movimentação interna de material:
    • Apresentar as formas de armazenamento de acordo com cada tipo de material existente no almoxarifado.
    • Os cuidados com a recomendação do fabricante com relação a movimentação e armazenagem de materiais periculosos.
    • Movimentação de material nas áreas internas e os tipos de equipamentos utilizados;
  • Saneamento de materiais:
    • Ponto de ressuprimento, estoque mínimo e estoque máximo, fornecimento de material: requisições internas.
    • Controle de estoques: níveis de estoque;
  • Inventário:
    • Tipos de inventários: Rotativo, períódico e Anual.
    • O papel do gestor do almoxarifado para garantir o bom uso dos materiais.
    • Comissão de inventário;
  • Desfazimento de bens:
    • Decreto nº 9.373/18 e suas alterações.
    • Reuse. Gov (Portaria ME nº 232/2020) e suas funcionalidades na movimentação de materiais;
    • Comissão de avaliação de bens.
  • Classificação de bens móveis inservíveis: critérios de avaliação com base no estado do bem;
  • Avaliação e Reavaliação: Macrofunção SIAFI e NBCT;
  • RMA e RMB: Noções básicas de SIADS e suas funcionalidades.

Turma

Gessé Dias
Online ao VivoPresencial
16h
28/10
A
29/10/24
08:00hr
ÀS
17:00hr
Brasília-DF
Presencial

R$

2.650
Online ao Vivo

R$

1.650

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cancelamento e reembolso

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Instrutor

gesse-dias
Gessé Dias

Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Possui 25 anos de experiência como servidor público Federal na área de Logística (Licitação, almoxarifado, Compras, Leilão, desfazimento de bens, gestão de patrimônio), com Especialização em Gestão Pública; Auditoria e Perícia Contábil; Gestão Estratégica de Pessoas; Processos Gerenciais.

Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência na gestão de pessoas, setor financeiro, setor de licitações, fiscalização de contratos.

Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico; Gestão de Patrimônio Público; Materiais e Almoxarifado.

Experiência em docência superior, atuando na UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB – Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul.

Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso Gestão de Materiais.

Aprovado em 2006 para a carreira no cargo de Analista Administrativo (Administração). Atualmente desempenha a Função de Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças.

Experiência na operacionalização do SIAFI.

Instrutor de Gestão de Patrimônio, Almoxarifado; Gestão de Materiais.

CERTIDÕES E ATESTADOS

Aguardando Atualização

pré-requisitos técnicos

Desktop, Notebook, Tablet, Smartphone

Dispositivo

Dual Core com 2 GHz (i3/i5/i7 ou equivalente da AMD)

Processador

4GB

Mem. RAM

Windows 7, 8, 9, 10 e 11 / macOS X 10.10 / iOS / Android / BlackBerry

Plataforma

Edge 12 / Firefox 27 / Chrome 30 / Safari 7

Navegador

Zoom Meeting

Software

Webcam comum ou em HD integrada ou conectada via USB

Câmera

Alto-falantes e microfone integrados, conectados via USB ou Bluetooth sem fio

Áudio e Mic.

3Mbps - Banda larga com ou sem fio (3G, 4G/LTE e Wi-Fi)

Internet

Depoimentos

Gostei muito de ter participado do Curso de Gestão Orçamentária e Financeira. Contribuiu muito para o meu aprendizado, para que eu possa utilizar no meu dia a dia no meu trabalho
Denilson Barbosa Salomão
TCE/AP
1ª Turma Híbrida - Novembro/2022
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