SIADS Operacional - Conhecendo Funcionalidades Práticas do Sistema: da Personalização do Item de Material ao Processo de Baixa Patrimonial

Gestão Pública

Apresentação

Descubra as funcionalidades essenciais do SIADS com o nosso curso detalhado. Este sistema, crucial para a Administração Pública Federal, é desvendado em nossa formação, que cobre desde a personalização de itens de material até o processo de baixa patrimonial. Ideal para quem busca compreender a fundo os procedimentos e as exigências da Portaria nº 4.378/2022.

Objetivo

Nosso curso tem como objetivo proporcionar um entendimento abrangente do SIADS, focando na gestão eficiente de bens de consumo e permanentes. Aprenda a integrar gestores de patrimônio no sistema para uma conciliação precisa de saldos contábeis e patrimoniais, e compreenda os impactos das movimentações através dos relatórios RMA e RMB, em conformidade com a Portaria ME nº 4.378.

Requisitos de Qualificação

Para participar, é necessário ter acesso ao HOD (SIADS grande porte e SIADS Web), um computador com internet e disponibilidade para acompanhar o curso.

Público Alvo

Destinado a servidores públicos envolvidos na gestão patrimonial, seja de forma direta ou indireta, e àqueles que desejam se familiarizar com as práticas do SIADS. Este curso é essencial para quem busca conhecimento prático em gestão patrimonial.

Novas Competências

Ao concluir este curso, o aluno será capaz de navegar com eficiência no SIADS, aplicando as melhores práticas em gestão patrimonial e garantindo conformidade com as normativas vigentes.

Metodologia de Ensino

Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.
Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.
Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.
Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.
Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.

Conteúdo programático

  • Noções de material de consumo e permanente;
    • Noções de almoxarifado e saneamento de materiais.
    • Classificação de materiais;
    • Noções de natureza de Despesa; 
  • Inventário de bens;
    • Tipos de inventário; 
  • Perfis e níveis de acesso ao Sistema;
  • Cadastro de Materiais;
    • Catálogo de material;
    • Personalização na inclusão e implantação.  
  • Cadastro de Terceiros para fins de entrada;
    • Baixa e doações de material;
    • Consulta
    • Alteração
    • Inclusão; exclusão; 
  • Entradas de bens (diversas);
    • Consultas e alteração
    • Inclusão e exclusão; 
  • Unidade Organizacional: UORG;
    • Consulta e alteração
    • Inclusão e exclusão 
  • Saída de bens;
    • Consulta e alteração;
    • Inclusão, exclusão e relatórios de saídas de bens. 
  • Movimentação interna e externa de bens;
    • Transferências internas e externas;
    • Consulta;
    • Alteração;
    • Inclusão e exclusão de movimentações; 
  • Diversos tipos de relatórios; 
  • Desfazimento de bens;
    • Abordagem geral sobre doações da ferramenta doações.gov;
    • Orientações gerais: inutilização; alienação; doação e baixa definitiva   
  • Bens de consumo:
    • Entrada e Saída diversas no SIADS Web; 
    • Movimentação interna;
    • Relatórios diversos (estoque, auditoria)

Turma

Gessé Dias
Online ao VivoPresencial
24h
26/06
A
28/06/24
08:00hr
ÀS
17:00hr
Brasília-DF
Presencial

R$

2.750
Online ao Vivo

R$

1.790

Faça sua Inscrição agora!

Inicie sua jornada conosco com um processo de inscrição prático que inclui:

  • Reserva de Vaga
  • Cadastro de Equipe

Inscreva-se hoje e esteja mais perto de alcançar novos patamares no seu desenvolvimento profissional.

0.00
Cadastrar Participante(s)

MMP cursos

Contato

Dados de Pagamento

Condições de Contratação

Para garantir sua presença e contribuir para a realização bem-sucedida do evento, é essencial que você faça sua inscrição com antecedência de 7 dias (sete).

A MMP Cursos Capacitação e Treinamento confirmará os eventos no mínimo 5 (cinco) dias antes de sua realização. Por favor, aguarde essa confirmação antes de organizar sua participação. Note que sua inscrição só será considerada válida após recebermos a nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprovação de pagamento.

A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.

cancelamento e reembolso

Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição.

Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.

Informe-nos sobre a quantidade de participantes, a data estimada e a carga horária desejada para receber uma proposta personalizada. Na MMP Cursos, nossas soluções são desenhadas para se alinhar precisamente ao seu perfil ou ao de sua equipe, garantindo o máximo aproveitamento. Preencha sua solicitação hoje e dê o próximo passo em seu desenvolvimento profissional conosco, com opções ajustadas ao seu cronograma e necessidades.

0.00
Participantes Estimados
Data Estimada
Carga-horária Estimada

Instrutor

gesse-dias
Gessé Dias
contato@mmpcursos.com.br

Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis.

Possui 25 anos de experiência como servidor público Federal na área de Logística (Licitação, almoxarifado, Compras, Leilão, desfazimento de bens, gestão de patrimônio), com Especialização em Gestão Pública; Auditoria e Perícia Contábil; Gestão Estratégica de Pessoas; Processos Gerenciais.

Oficial da Reserva do Exército do Serviço de Intendência com experiência na gestão de pessoas, setor financeiro, setor de licitações, fiscalização de contratos.

Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico; Gestão de Patrimônio Público; Materiais e Almoxarifado.

Experiência em docência superior, atuando na UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB – Tutor a Distância no Curso de Administração Pública da Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul.

Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso Gestão de Materiais.

Aprovado em 2006 para a carreira no cargo de Analista Administrativo (Administração). Atualmente desempenha a Função de Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças.

Experiência na operacionalização do SIAFI.

Instrutor de Gestão de Patrimônio, Almoxarifado; Gestão de Materiais.

CERTIDÕES E ATESTADOS

Aguardando Atualização

pré-requisitos técnicos

Desktop, Notebook, Tablet, Smartphone

Dispositivo

Dual Core com 2 GHz (i3/i5/i7 ou equivalente da AMD)

Processador

4GB

Mem. RAM

Windows 7, 8, 9, 10 e 11 / macOS X 10.10 / iOS / Android / BlackBerry

Plataforma

Edge 12 / Firefox 27 / Chrome 30 / Safari 7

Navegador

Zoom Meeting

Software

Webcam comum ou em HD integrada ou conectada via USB

Câmera

Alto-falantes e microfone integrados, conectados via USB ou Bluetooth sem fio

Áudio e Mic.

3Mbps - Banda larga com ou sem fio (3G, 4G/LTE e Wi-Fi)

Internet

Depoimentos

Aguardando Atualização