Planilha de Custos e Formação de Preços, de Acordo com a IN 05/2017 MPOG, Atualizado pelo Decreto 9.507/18 e Reforma Trabalhista - Lei nº 13.467/17
Apresentação
Objetivo
Requisitos de Qualificação
Público Alvo
Novas Competências
Metodologia de Ensino
Exposição Dialogada
Troca de Experiências
Normativos, Doutrina e Jurisprudência
Estudos de Caso
Exercícios Práticos
Conteúdo programático
1. Contextualização da Abordagem do Curso
- Artigos vinculados à Consolidação das Leis Trabalhistas;
- Leis ordinárias e Complementares vinculadas;
- Exemplos de Convenções Coletivas de Trabalho que citam e determinam obrigações e benefícios;
- Memória de Cálculo;
- Fontes referenciais contendo estatísticas relacionadas aos encargos sociais e trabalhistas;
- Jurisprudências dos Tribunais Superiores;
- Como projetar insumos;
- Como glosar faltas não substituídas.
2. A Abordagem Prática
- 1º Passo: De posse de uma Planilha de Formação de Preços e de Custos em branco, a cada item abordado, o participante terá oportunidade de fazer suas anotações e observações próprias;
- 2º Passo: Findo os estudos de todos os módulos da Planilha, será apresentado um caso, com todo material necessário, para que em grupo seja desenvolvida uma planilha que será montada em Excel com o instrutor, discutindo-se o que for pertinente até o preenchimento completo da mesma. Esse trabalho será repassado em arquivo aos participantes;
- 3º Passo: Análise, pormenorizada, através de quadros esquemáticos sobre todas as situações que envolvem o reajustamento de preços em sentido amplo (repactuação (mão de obra) reajuste (insumos)) inclusive salientando o que pode e não pode ser alterado na planilha quando da solicitação de reajustamento pela Contratada;
- 4º Passo: Sensível às dificuldades encontradas pelos pregoeiros (as) sobre como deferir a proposta que se apresentou como a “mais vantajosa” são apresentados parâmetros consistentes e definidores de sua exequibilidade ou não, cabendo ao licitante demonstrar que sua proposta é consistente e capaz de arcar com todas as obrigações do objeto da contratação;
- Nova Instrução Normativa SEGES/MPDG 05/2017;
- Dados Iniciais;
- Discriminação dos serviços (dados referentes à contratação);
- Identificação do serviço;
- Mão de obra vinculada à execução contratual.
3. Parte I – Análises, fundamentações, exemplos e memórias de cálculos da planilha de custos e formação de preços
Módulo 1 – Composição da remuneração.
Módulo 2 – Encargos e benefícios anuais, mensais e diários.
- Décimo terceiro salário, férias e adicional de férias;
- Encargos previdenciários (GPS), fundo de garantia por tempo de serviços (FGTS) e outras contribuições;
- Benefícios mensais e diários.
Módulo 3 – Provisão para rescisão.
Módulo 4 – Custo de reposição do profissional ausente.
- Ausências legais;
- Intrajornada.
Módulo 5 – Insumos diversos.
Módulo 6 – Custos indiretos, tributos e lucro.
Quadro-resumo do custo por empregado.
4. Parte II – Reajustamento de preços em sentido amplo: mão de obra e insumos
- Contratos de prestação de serviços;
- Reajustamento de preços;
- Principais tópicos relativos ao reajustamento de preços;
- Diligenciamentos;
- Prazo para conclusão;
- Contagem de prazo para aplicação do 1º reajustamento de preços;
- Contrato com convenções coletivas diferentes;
- Fixação de prazo para fins de retroatividade de pagamento;
- Procedimentos – o que pode e não pode ser alterado?
- Atenção! Vale transporte!!
- Princípios da celeridade, da eficiência, da proposta mais vantajosa;
- Súmula TCU nº 262 e a inexequibilidade;
- Parâmetros para a análise de exequibilidade de proposta;
- Súmulas do TCU em matéria de licitações e contratos;
- Orientações normativas da advocacia geral da união.
5. Parte III – Exequibilidade da proposta: a desclassificação fundamentada
- Princípios da celeridade, da eficiência, da proposta mais vantajosa;
- Súmula TCU Nº 262 e a inexequibilidade;
- Parâmetros para análise de exequibilidade da proposta.
6. Parte IV – Apêndices
- Súmula TCU em matérias de Licitações e Contratos;
- Orientações Normativas.
Turma
A
ÀS
R$
Faça sua Inscrição agora!
Inicie sua jornada conosco com um processo de inscrição prático que inclui:
- Reserva de Vaga
- Cadastro de Equipe
Inscreva-se hoje e esteja mais perto de alcançar novos patamares no seu desenvolvimento profissional.
MMP cursos
- MMP CURSOS CAPACITACAO E TREINAMENTO LTDA
- SRTVS Setor de Rádio e TV Sul Quadra 701 CJ E, Bloco 01, Sala 212, Parte A1 - Asa Sul – Brasília/DF, CEP 70340-901
- CNPJ: 14.087.594/0001-24 | CF-DF: 07.581.964/001.00
Contato
- +55 (61) 9 9445-4563
- contato@mmpcursos.com.br
Dados de Pagamento
- Itaú (341) Agência: 8090 / Conta-Corrente: 25.570-7
- Banco do Brasil (001) Agência: 3476-2 / Conta-Corrente: 212.851-9
- Pague e parcele com cartão de crédito no site. Aceitamos as principais bandeiras.
Condições de Contratação
Para garantir sua presença e contribuir para a realização bem-sucedida do evento, é essencial que você faça sua inscrição com antecedência de 7 dias (sete).
A MMP Cursos Capacitação e Treinamento confirmará os eventos no mínimo 5 (cinco) dias antes de sua realização. Por favor, aguarde essa confirmação antes de organizar sua participação. Note que sua inscrição só será considerada válida após recebermos a nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprovação de pagamento.
A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.
cancelamento e reembolso
Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição.
Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.
Informe-nos sobre a quantidade de participantes, a data estimada e a carga horária desejada para receber uma proposta personalizada. Na MMP Cursos, nossas soluções são desenhadas para se alinhar precisamente ao seu perfil ou ao de sua equipe, garantindo o máximo aproveitamento. Preencha sua solicitação hoje e dê o próximo passo em seu desenvolvimento profissional conosco, com opções ajustadas ao seu cronograma e necessidades.
Instrutor
Graduado em Processamento de Dados, em Ciências Contábeis e Direito. Especialização em Orçamento Público pelo Instituto Serzedello Corrêa – TCU e Pós-graduado em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário e em Direito Civil e Processual Civil de Acordo com o Novo CPC.
Desde 2009, servidor do Tribunal de Contas da União, atuando na área de logística e contratações públicas. Participou como líder de estudos de novas soluções para contratações de objetos específicos, efetivados com inovação e eficiência.
Ocupou o cargo de chefe do Serviço de acompanhamento de licitações do Tribunal de Contas da União – TCU durante 3 anos. Serviço também incumbido de auxiliar na elaboração de termos de referência de serviços continuados.
Integrante do banco de facilitadores da Escola Superior de Administração Fazendária – ESAF, do Instituto Serzedello Corrêa – TCU, da Escola Nacional de Administração Pública – Enap e de outras empresas, onde ministra cursos sobre licitação e fiscalização de contratos e competências pessoais e liderança.
Master Trainer formado pela Academia do Trainer. Coach formado pela empresa EVO Coaching.