Implementando Sistema de Informações de Custos no Setor Público

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  • Brasília, DF
  • de 05/05 a 09/05/25
  • das 08:00 às 13:00
  • Durante a semana, um dia, a critério do Professor, será de 08:00 às 17:00
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  • Belo Horizonte, MG
  • de 23/06 a 26/06/25
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  • São Paulo, SP
  • de 18/08 a 21/08/25
  • das 09:00 às 17:00
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  • APRESENTAÇÃO

Em um contexto de restrições fiscais, a implementação de um Sistema de Informações de Custos no setor público torna-se crucial. Este curso oferece uma visão abrangente, combinando teoria e prática, sobre como estabelecer um sistema de custos eficiente e alinhado com o modelo de negócio da entidade. Aprenda a utilizar a gestão de custos como uma ferramenta poderosa para a alocação estratégica de recursos.

  • OBJETIVO

O curso visa capacitar agentes públicos no processo de implantação de um Sistema de Informações de Custos. Focado na alocação estratégica e efetiva de recursos, o programa aborda desde o planejamento até a implementação de um sistema de custos, garantindo que os participantes adquiram conhecimento prático para gerir custos de maneira eficiente em suas entidades.

  • REQUISITOS DE QUALIFICAÇÃO

Conhecimento básico em contabilidade e execução orçamentária é necessário. Para alunos do Governo Federal, é preciso ter os perfis “CUSTOS” e “TESCUSTOS” no Tesouro Gerencial. Para cursos presenciais, é necessário trazer um notebook.

  • PÚBLICO ALVO

Este curso é ideal para gestores, contadores e outros profissionais envolvidos na gestão de recursos públicos que buscam aprimorar suas habilidades em sistemas de custos e gestão financeira.

  • NOVAS COMPETÊNCIAS

Ao concluir o curso, o aluno terá habilidades para planejar, implementar e gerenciar um Sistema de Informações de Custos, contribuindo para uma gestão de recursos mais eficiente e estratégica.

  • METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.

Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.

Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.

Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.

Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.

  • CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A importância do processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais para a temática de custos no setor público.

Planejamento das ações a serem executadas para a implantação da gestão de custos.

Conceitos fundamentais relacionados a custos.

Contextualização do modelo conceitual e sistêmico no âmbito da União;
O novo PCASP e os impactos na gestão de custos.

Personalização de um Sistema de Informação de Custos aderente ao modelo de negócio e alinhado necessidades estratégicas da entidade:

Objeto de custo principal e intermediário: o que medir na minha entidade?
Abordagem prática de objeto de custos definido com base na Cadeia de Valor.

Como identificar os insumos consumidos nos processos produtivos e a sua relação com o objeto de custos; e
Como identificar e alocar custos indiretos relacionados a potencial de serviços usufruídos pela entidade.

Abordagem prática para a definição dos centros de custos da entidade relacionados ao objeto de custos definido com base da Cadeia de Valor;
Cadastramento de Centros de Custos no Sistema SIAFI Operacional.

A transversalidade da gestão de custos;
Abordagem prática sobre o apontamento dos recursos consumidos no processo produtivo das unidades organizacionais da entidade;
Definindo a granularidade da informação de custos e o gradualismo da implantação.

Estabelecendo a relação de centros de custos da entidade, uma abordagem prática com base na Cadeia de Valor.

Sistema de Acumulação de Custos;
Sistema de Custeio;
Método de Custeio:Abordagem prática de contabilização de custos no método de absorção parcial, com base na Cadeia de Valor – esquema de contabilização a partir da doutrina;
Apropriação dos custos diretos;
Alocação dos custos indiretos diretamente alocáveis aos departamentos através de direcionadores de custos;
Alocação de custos indiretos comuns.

Requisitos para habilitação do detalhamento de custos;
Navegando na Aba “Deta Custo”;
Fontes de informações para o correto preenchimento dos campos informacionais;
Interface das informações da Aba “Deta Custo” com outros sistemas estruturantes.

Custos prediais;
Custos de mão de obra direta e indireta;
Custos com diárias e passagens;
Custos com capacitação;
Custos com apoios administrativo;
Custos com locação de softwares;
Custos com Almoxarifado Virtual;
Custos com materiais de consumo – requisição o estoque;
Custos com transporte de servidores;
Custos com alimentação;
Custos com telefonia e pacote de dados;
Custos de suporte a usuários de TIC;
Custos de suporte a infraestrutura de TIC;
Custos com remoção;
Custos com saúde.

Como elaborar mapas de alocação de custos indiretos com base em direcionadores de custos e critérios de rateio.

Modelos de relatórios relatório com indicadores.

Integridade das bases de dados;
Práticas de conciliação de informações de custos;
Adoção do Regime de Competência:Roteiro para a criação de canais de informações tempestivas de custos:
Conceitos básicos;
Registro da despesa em liquidação; e
Identificando a ocorrência do fato gerador da obrigação que reflete em custos.

  • PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS

Dispositivo

Desktop, Notebook, Tablet, Smartphone

Processador

Dual Core com 2 GHz (i3/i5/i7 ou equivalente da AMD)

Memória RAM

4GB

Plataforma

Windows 7, 8, 9, 10 e 11 / macOS X 10.10 / iOS / Android / BlackBerry

Navegador

Edge 12 / Firefox 27 / Chrome 30 / Safari 7

Software

Zoom Meeting

Câmera

Webcam comum ou em HD integrada ou conectada via USB

Áudio e Microfone

Alto-falantes e microfone integrados, conectados via USB ou Bluetooth sem fio

Internet

3Mbps - Banda larga com ou sem fio (3G, 4G/LTE e Wi-Fi)

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Itaú (341) Agência: 8090 / Conta-Corrente: 25.570-7

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Pague e parcele com cartão de crédito no site. Aceitamos as principais bandeiras.

Condições de Contratação

Para garantir sua presença e contribuir para a realização bem-sucedida do evento, é essencial que você faça sua inscrição com antecedência de 7 dias (sete). A MMP Cursos Capacitação e Treinamento confirmará os eventos no mínimo 5 (cinco) dias antes de sua realização. Por favor, aguarde essa confirmação antes de organizar sua participação. Note que sua inscrição só será considerada válida após recebermos a nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprovação de pagamento. A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.

Cancelamento e Reembolso

Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição. Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.

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