Nenhum resultado
ReiniciarEm um contexto de restrições fiscais, a implementação de um Sistema de Informações de Custos no setor público torna-se crucial. Este curso oferece uma visão abrangente, combinando teoria e prática, sobre como estabelecer um sistema de custos eficiente e alinhado com o modelo de negócio da entidade. Aprenda a utilizar a gestão de custos como uma ferramenta poderosa para a alocação estratégica de recursos.
O curso visa capacitar agentes públicos no processo de implantação de um Sistema de Informações de Custos. Focado na alocação estratégica e efetiva de recursos, o programa aborda desde o planejamento até a implementação de um sistema de custos, garantindo que os participantes adquiram conhecimento prático para gerir custos de maneira eficiente em suas entidades.
Conhecimento básico em contabilidade e execução orçamentária é necessário. Para alunos do Governo Federal, é preciso ter os perfis “CUSTOS” e “TESCUSTOS” no Tesouro Gerencial. Para cursos presenciais, é necessário trazer um notebook.
Este curso é ideal para gestores, contadores e outros profissionais envolvidos na gestão de recursos públicos que buscam aprimorar suas habilidades em sistemas de custos e gestão financeira.
Ao concluir o curso, o aluno terá habilidades para planejar, implementar e gerenciar um Sistema de Informações de Custos, contribuindo para uma gestão de recursos mais eficiente e estratégica.
Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.
Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.
Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.
Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.
Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.
A importância do processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais para a temática de custos no setor público.
Planejamento das ações a serem executadas para a implantação da gestão de custos.
Conceitos fundamentais relacionados a custos.
Contextualização do modelo conceitual e sistêmico no âmbito da União;
O novo PCASP e os impactos na gestão de custos.
Personalização de um Sistema de Informação de Custos aderente ao modelo de negócio e alinhado necessidades estratégicas da entidade:
Objeto de custo principal e intermediário: o que medir na minha entidade?
Abordagem prática de objeto de custos definido com base na Cadeia de Valor.
Como identificar os insumos consumidos nos processos produtivos e a sua relação com o objeto de custos; e
Como identificar e alocar custos indiretos relacionados a potencial de serviços usufruídos pela entidade.
Abordagem prática para a definição dos centros de custos da entidade relacionados ao objeto de custos definido com base da Cadeia de Valor;
Cadastramento de Centros de Custos no Sistema SIAFI Operacional.
A transversalidade da gestão de custos;
Abordagem prática sobre o apontamento dos recursos consumidos no processo produtivo das unidades organizacionais da entidade;
Definindo a granularidade da informação de custos e o gradualismo da implantação.
Estabelecendo a relação de centros de custos da entidade, uma abordagem prática com base na Cadeia de Valor.
Sistema de Acumulação de Custos;
Sistema de Custeio;
Método de Custeio:Abordagem prática de contabilização de custos no método de absorção parcial, com base na Cadeia de Valor – esquema de contabilização a partir da doutrina;
Apropriação dos custos diretos;
Alocação dos custos indiretos diretamente alocáveis aos departamentos através de direcionadores de custos;
Alocação de custos indiretos comuns.
Requisitos para habilitação do detalhamento de custos;
Navegando na Aba “Deta Custo”;
Fontes de informações para o correto preenchimento dos campos informacionais;
Interface das informações da Aba “Deta Custo” com outros sistemas estruturantes.
Custos prediais;
Custos de mão de obra direta e indireta;
Custos com diárias e passagens;
Custos com capacitação;
Custos com apoios administrativo;
Custos com locação de softwares;
Custos com Almoxarifado Virtual;
Custos com materiais de consumo – requisição o estoque;
Custos com transporte de servidores;
Custos com alimentação;
Custos com telefonia e pacote de dados;
Custos de suporte a usuários de TIC;
Custos de suporte a infraestrutura de TIC;
Custos com remoção;
Custos com saúde.
Como elaborar mapas de alocação de custos indiretos com base em direcionadores de custos e critérios de rateio.
Modelos de relatórios relatório com indicadores.
Integridade das bases de dados;
Práticas de conciliação de informações de custos;
Adoção do Regime de Competência:Roteiro para a criação de canais de informações tempestivas de custos:
Conceitos básicos;
Registro da despesa em liquidação; e
Identificando a ocorrência do fato gerador da obrigação que reflete em custos.
Desktop, Notebook, Tablet, Smartphone
Dual Core com 2 GHz (i3/i5/i7 ou equivalente da AMD)
4GB
Windows 7, 8, 9, 10 e 11 / macOS X 10.10 / iOS / Android / BlackBerry
Edge 12 / Firefox 27 / Chrome 30 / Safari 7
Zoom Meeting
Webcam comum ou em HD integrada ou conectada via USB
Alto-falantes e microfone integrados, conectados via USB ou Bluetooth sem fio
3Mbps - Banda larga com ou sem fio (3G, 4G/LTE e Wi-Fi)
SRTVS Setor de Rádio e TV Sul Quadra 701 CJ E, Bloco 01, Sala 212, Parte A1 - Asa Sul – Brasília/DF, CEP 70340-901
CNPJ: 14.087.594/0001-24 | CF-DF: 07.581.964/001.00
Itaú (341) Agência: 8090 / Conta-Corrente: 25.570-7
Banco do Brasil (001) Agência: 3476-2 / Conta-Corrente: 212.851-9
Pague e parcele com cartão de crédito no site. Aceitamos as principais bandeiras.
Para garantir sua presença e contribuir para a realização bem-sucedida do evento, é essencial que você faça sua inscrição com antecedência de 7 dias (sete). A MMP Cursos Capacitação e Treinamento confirmará os eventos no mínimo 5 (cinco) dias antes de sua realização. Por favor, aguarde essa confirmação antes de organizar sua participação. Note que sua inscrição só será considerada válida após recebermos a nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprovação de pagamento. A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.
Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição. Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.
Implementando Sistema de Informações de Custos no Setor Público recebeu 0 avaliações com classificação média de de 5
Excelente0%
Muito bom0%
Bom0%
Justo0%
Pobre0%
2024© MMP Cursos Capacitação e Treinamento LTDA.
SRTVS Setor de Rádio e TV Sul Quadra 701 CJ E, Bloco 01, Sala 212, Parte A1 – Asa Sul – Brasília/DF, CEP 70340-901
CNPJ: 14.087.594/0001-24 | CF/DF: 07.581.964/001.00