Este curso oferece um aprofundamento nas práticas de gestão, planejamento e organização de almoxarifados na Administração Pública. Aborda as bases legais e práticas essenciais, desde o recebimento até a baixa de bens móveis, alinhando teoria e prática através de estudos de caso.
O objetivo deste curso é capacitar profissionais para uma gestão eficiente de almoxarifados na Administração Pública, enfatizando a execução correta dos procedimentos de classificação, controle e baixa de bens materiais, conforme as normas contábeis atuais.
Experiência em gestão de almoxarifados ou áreas relacionadas na Administração Pública é recomendada.
Ideal para Gestores de Almoxarifados, servidores responsáveis pelo planejamento de aquisições, profissionais de Patrimônio e equipes de Controle Interno e Externo na Administração Pública.
Ao concluir o curso, os alunos serão capazes de gerenciar almoxarifados na Administração Pública com eficiência, aplicando as melhores práticas e normas contábeis.
Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.
Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.
Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.
Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.
Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.
Conceitos iniciais de bens materiais: Contextualização dos bens permanentes e de consumo;
Classificação de material de consumo x permanente: Com base na Portaria nº 448/2002 da Secretaria do Tesouro Nacional, destacar os parâmetros excludentes para classificar material de consumo e permanente; abordar os materiais duvidosos e apresentar critérios para subsidiar o gestor do almoxarifado;
Recebimento de material:Apresentar os tipos de recebimento de material no almoxarifado, com base na IN 205/88/SEDAP, e de acordo com a lei 8.666/93.
Conferência e aceite;
Exame qualitativo e quantitativo;
Tombamento:Emplaquetamento de material.
Materiais que não recebe plaqueta e como controlar esses materiais;
Armazenagem e movimentação interna de material:Apresentar as formas de armazenamento de acordo com cada tipo de material existente no almoxarifado.
Os cuidados com a recomendação do fabricante com relação a movimentação e armazenagem de materiais periculosos.
Movimentação de material nas áreas internas e os tipos de equipamentos utilizados;
Saneamento de materiais:Ponto de ressuprimento, estoque mínimo e estoque máximo, fornecimento de material: requisições internas.
Controle de estoques: níveis de estoque;
Inventário:Tipos de inventários: Rotativo, períódico e Anual.
O papel do gestor do almoxarifado para garantir o bom uso dos materiais.
Comissão de inventário;
Desfazimento de bens:Decreto nº 9.373/18 e suas alterações.
Reuse. Gov (Portaria ME nº 232/2020) e suas funcionalidades na movimentação de materiais;
Comissão de avaliação de bens.
Classificação de bens móveis inservíveis: critérios de avaliação com base no estado do bem;
Avaliação e Reavaliação: Macrofunção SIAFI e NBCT;
RMA e RMB: Noções básicas de SIADS e suas funcionalidades.
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