Este curso é uma imersão no uso de dados para revolucionar a Administração Pública. Partindo do Excel avançado até a integração com IA, o curso oferece uma base sólida em processamento e análise de dados, além de introduzir técnicas modernas para otimização de processos e tomada de decisões informadas no setor público.
Ao final do curso, os participantes estarão aptos a aplicar esses conhecimentos de forma a transformar seus ambientes de trabalho; trata-se de uma jornada que capacitará os servidores públicos a moldar o futuro da administração pública, tornando seus processos mais eficientes, informados e adaptáveis às crescentes demandas da sociedade moderna. Ao longo da jornada o participante é convidado a aplicar as técnicas aprendidas em cada módulo em seu ambiente de trabalho para que, ao final do curso, tenha produzido instrumentos essenciais para transformar a administração pública usando dados.
Conhecimento básico em informática é essencial para acompanhar o curso. Recomendado para quem já tem familiaridade com o ambiente de escritório digital e deseja aprofundar suas habilidades em análise de dados.
Ideal para servidores públicos que buscam aprimorar suas competências em análise de dados, desejando tomar decisões embasadas em informações precisas e conduzir mudanças significativas em suas organizações.
Desenvolva habilidades em análise de dados, manipulação de planilhas, criação de relatórios dinâmicos e aplicação prática de técnicas estatísticas e de IA, transformando-se em um profissional capacitado para impulsionar a inovação na Administração Pública.
Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.
Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.
Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.
Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.
Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.
Noções Básicas de Microsoft Excel:
Como o excel faz seus cálculos? – Célula, intervalo e Opções de Cálculo
Gerenciador de Nomes;
Formatação simples (não condicional) de células – Bordas, Intervalos e Número;
Pincel de formatação;
Comentários e Anotações;
Congelar Painéis;
Agrupar (e desagrupar) Dados;
Opções do Excel.
Tabela e mais Tabelas!
Criando uma tabela de dados no excel;
Intervalos e endereços especiais para tabelas no excel;
Vantagens do uso de tabelas;
Obtenção de dados “no braço” – Texto para colunas e Remover Duplicadas;
Obtenção de dados de arquivos – Texto ou CSV;
Obtenção de dados de arquivos – Banco de Dados SQL;
Obtenção de dados de arquivos – Da Web (exemplos com API do IPCA/IBGE e Câmbio/BCB);
Noções Iniciais do PowerPivot como ferramenta de importação de dados da Microsoft;
Classificação e Filtros em Tabelas;
Classificação Composta (mais de um nível);
Conteúdo Bônus
Criando um relatório “limpo” no Tesouro Gerencial, a partir do qual será gerado um arquivo .csv;
Gerando uma subscrição diária no Tesouro Gerencial ou SIAPE Gerencial para atualização dos dados;
Transformando seu ambiente de trabalho
O participante deve criar uma planilha com tabelas importantes do seu dia a dia e outras que possam agregar informações úteis:
o Gerar uma subscrição no Tesouro Gerencial ou SIAPE Gerencial para atualização diária;
o Obter dados a partir do arquivo .csv gerado na subscrição (ou outro que se aplique à rotina do participante);
o Obter dados a partir do Banco de Dados SQL (se for o caso);
o Obter dados de APIs públicas como IBGE ou Banco Central para cruzamento futuro de dados;
Chaves de Relacionamento
Chave única ou múltipla?
Criando uma chave de relacionamento – CONCATENAR, DIREITA, ESQUERDA, EXT.TEXTO e Operadores de Texto: &
Procuras – PROCV, PROCH e PROCX – O que fazem e por que NÃO os utilizar em tabelas?
Busca de correspondência à prova de reclassificações – CORRESP e ÍNDICE
Consolidação de dados de diferentes tabelas a partir da chave de relacionamento criada – SOMASES, CONT.SES, MÉDIASES, MÁXIMOSES, MÍNIMOSES
Tabelas de apoio e relacionamentos avançados
Criando uma tabela de apoio para validação de dados – Remover Duplicadas;
Criando um endereço de referência para validação de dados – ENDEREÇO;
Criando a validação de dados – Validação de Dados por lista e INDIRETO;
INDIRETO e ENDEREÇO como forma de relacionamento de dados;
Relacionamentos baseados em intervalos – CLASSIFICAR e DESLOC
Condicional e Fórmulas Compostas
Entendendo a Barra de Fórmulas;
Botão: Inserir Função
Função SE – Simples e Composta
Aperfeiçoando o teste lógico: E, OU e Operadores Lógicos;
SEERRO e SES – Sintaxe simplificada de Condicionais Compostos;
Primeira tabela consolidada – ajustes e insights
Auditoria de fórmulas;
Linhas de Totais e Fórmulas de Subtotais – SUBTOTAL;
Segmentação de Dados – Filtros Interativos
Formatação Condicional – Criação e Gerenciamento de Regras;
Proteção de Dados – Validação e Proteção de Intervalos Não-Editáveis;
Tabelas Dinâmicas;
Gráficos Dinâmicos;
Transformando seu ambiente de trabalho
No módulo anterior, o participante gerou um arquivo com diversas tabelas úteis para o seu dia a dia. Trabalharemos a partir dele.
Deve-se identificar as chaves únicas de relacionamento e, a partir dela, criar uma aba no arquivo com a tabela de consolidação, que será a principal aba a partir de agora;
Usando as funções CORRESP, ÍNDICE, SOMASES, MÉDIASES, CONT.SES etc., o cruzaremos a tabela de consolidação com as demais tabelas do arquivo;
Identificaremos as tabelas de apoio necessárias e feita a validação de dados por lista, usando as funções INDIRETO e ENDEREÇO.
Criaremos fórmulas condicionais com a atualização dos valores pelo IPCA;
Então, com a Tabela de Consolidação pronta, será possível obter os primeiros insights organizacionais a partir da Segmentação de Dados e Gráficos (e tabelas) dinâmicos;
Gerenciando as conexões e dependências
Consultas e Conexões;
Rastrear Dependentes e Precedentes – Auditoria da Tabela;
Previsões simplificadas com excel
Teste de Hipóteses – Gerenciador de Cenários;
Teste de Hipóteses – Atingir Meta;
Teste de Hipóteses – Tabela de Dados;
Planilha de Previsão
Visuais customizados
Estilos de Tabelas;
Estilos de Tabelas Dinâmicas;
Paleta de Cores – Adobe Color;
Paleta de Cores – Personalizar Paleta de Cores do Excel
Controles activex
Microsoft visual basic for applications (vba) – noções
Árvore de Projetos
Botão de Executar Macro
Cuidados no uso das Macros;
Caixa de Códigos
Private Sub e Public Sub
Macros gravadas
Criando uma Macro a partir de gravação;
Acessando a Macro gravada no VBA;
Associando uma Macro a um Botão;
VBA Aplicado – inserindo registros em uma tabela de forma automática
Criação de uma tabela de registros;
Criação de uma planilha-formulário de atualização de registros;
Inserindo um Botão ActiveX para inserção de novo registro;
Conteúdo bônus: template de macro de inserção de registros em tabelas
Compreendendo o template: tipos de variáveis;
Compreendendo o template: loops;
Compreendendo o template: leitura dos registros na planilha-formulário;
Compreendendo o template: inserção dos registros na tabela de registros.
Transformando seu ambiente de trabalho
A partir da tabela consolidada criada no módulo anterior, vamos criar uma tabela de registros e uma planilha-formulário de atualização de registros.
Essa tabela manterá o histórico das alterações realizadas na planilha de consolidação, inclusive com comentários sobre a alteração, a data e o usuário que fez a alteração.
Em seguida, vamos fazer a inserção de todos os registros iniciais e cruzar a tabela de consolidação com a tabela de registros.
Neste momento o participante já terá um pequeno sistema integrado feito em Excel para gerar insights e feedbacks para a sua organização. Esse “sisteminha” conta com informações poderosas que vão alimentar os painéis dinâmicos (dashboards) que o participante fará nos próximos módulos.
Noções iniciais de Power BI
O que são os Painéis Dinâmicos (Dashboards) – Exemplos;
O que é o Microsoft Power BI;
Quais as vantagens e desvantagens de utilizar o Power BI;
Alternativas ao Power BI?
Importando dados para o Power BI
Obtenção de dados de arquivos – Texto ou CSV;
Obtenção de dados de arquivos – Excel – Planilhas ou Tabelas;
Obtenção de dados de arquivos – Banco de Dados SQL;
Obtenção de dados de arquivos – Da Web (exemplos com API do IPCA/IBGE e Câmbio/BCB);
Relacionando tabelas – Exibição do modelo;
Visuais do Power BI
Visuais do Power BI – Tabela;
Visuais do Power BI – Cartão;
Visuais do Power BI – Cartão de Linha Múltipla;
Visuais do Power BI – Gráfico de Linhas;
Visuais do Power BI – Gráfico de Rosca;
Visuais do Power BI – Gráfico de Dispersão;
Segmentação de Dados
Interações entre os visuais
Transformando seu ambiente de trabalho
Assim como fizemos para o Excel, vamos importar os dados para o Power BI. Mas agora contamos também com a tabela de registros e a tabela consolidada;
Com os dados importados para o Power BI, vamos gerar um primeiro Painel Dinâmico com os dados do participante;
DAX e fórmulas excel – semelhanças e diferenças
Consultas e Conexões;
Sintaxe DAX
Medidas com DAXCALCULATE
SUM e SUMX
AVERAGE
COUNT
MIN e MAX
ALL
RANKX
Trabalhando com datasTODAY() e NOW();
DATE()
DATEDIFF()
YEAR(), MONTH() e DAY();
TOTALYTD()
LASTDATE() e FIRSTDATE()
WORKDAY() e WEEKNUM()
Trabalhando com variáveis definidasDefinindo variáveis;
Utilizando variáveis definidas;
Vantagens e desvantagens;
Trabalhando com texto – legendas dinâmicasCONCATENATE() e CONCATENATEX();
LEFT() e RIGHT()
LEN()
TRIM()
SUBSTITUTE()
MID()
Colunas calculadas com DAXDiferenças entre medidas e colunas calculadas
CALCULATETABLE
Transformando seu ambiente de trabalhoA partir do primeiro Dashboard criado, o participante poderá usar medidas e colunas calculadas para criar KPI’s (Key Performance Indicators), além de estabelecer relações temporais entre as informações dispostas, tais como a variação de um indicador no tempo;
As medidas e colunas calculadas são instrumentos poderosos para criar Dashboards profissionais;
Gestalt aplicada aos painéis dinâmicos
Menos é mais!
Paletas de Cores;
Menos Cliques, Menos Ruído, Mais Informação
Caixa de seleção
Visuais ocultos;
Gerenciamento do Nome e Ordem de Visuais;
Agrupando Visuais
Indicadores
Por que usar indicadores?
Criando um indicador;
Opções de indicadores;
Botões
Estado dos botões – Padrão, Ao Focalizar, Ao Pressionar, Desabilitado;
Ações dos Botões – Vinculando um indicador a um botão;
Informações de página
Configurações da tela – formatos personalizados (widescreen, mobile, tooltip);
Tela de fundo e papel de parede;
Conteúdo bônus: usando o powerpoint para criar um template customizado para o seu dashboard.
Dicas de ferramenta (tooltips)
Criar página específica para tooltip;
Vincular tooltip customizado a um visual do Power BI.
Publicação do dashboard
Publicar o Dashboard em um Workspace Corporativo ou Individual (Meu Workspace);
A partir daí, pode-se compartilhar os dados publicados. Seja internamente ou para o público em geral.
Transformando seu ambiente de trabalho
Agora vamos tornar o Painel Dinâmico em uma ferramenta poderosa. A partir dos indicadores, botões e tooltips, poderemos dar mais eficiência e praticidade aos filtros e informações do Dashboard.
Além disso, com os visuais ocultos poderemos ter mais agilidade no tempo de carregamento do Dashboard.
Por fim, os participantes que tiverem acesso a uma conta corporativa do Power BI poderão Publicar seus Dashboards na Web para a visualização por qualquer colega de trabalho que tenha acesso ao link;
Por que usar o R?
Código Aberto (Gratuita) com Comunidade Ativa e diversos pacotes;
Suporte a grandes conjuntos de dados – dataframes e matrizes;
Sintaxe básica – estrutura de dadosVariáveis – atribuição e chamada;
Vetores;
Matrizes;
Data Frames;
Listas;
Sintaxe básica – operadoresOperadores Lógicos;
Operadores Algébricos;
Funções básicasPaste0 – O “concatenar” do excel;
Condicionais – IF_ELSE;
Loop – FOR;
Unique
STR, HEAD e TAIL
Transformando seu ambiente de trabalho
Importação de dados locais – pacotes READR E READXL
Instalação e Chamada dos Pacotes
Importação de arquivos.csv
Importação de arquivos.txt
Importação de arquivos.xls
Nomes de colunas importadas
Importação de dados via API – PACOTE JSONLITEInstalação e Chamada do Pacote
Obtenção da base da url
Criação da url completa para a busca dos dados
Importação dos dados;
Importação de dados de bancos SQL – pacote DBI e outrosInstalação e Chamada do Pacote
Conexão com o Banco de Dados SQL;
Importação da tabela de dados desejada;
Manipulação de dados – pacotes DPLYR E TIDYRInstalação e Chamada do Pacote
DataFrames X Tibbles;
Visualização avançada de DataFrames e Tibbles – GLIMPSE;
Pipeline de transformações de dados – agrupamento, ordenação, classificação, somatórias, médias e demais estatísticas descritivas;
Gather X Spread – Bancos de Dados Altos X Largos;
Trabalhando com datas – pacote lubridateInstalação e Chamada do Pacote
Problemas possíveis com datas;
Date X Date-Time
Cálculo de Intervalos;
Manipulação Algébrica de Tempo;
Trabalhando com texto – pacote STRINGRFormatar Texto;
Codificação de Caracteres Latinos (erros em palavras com acentuação gráfica e cedilhas, por exemplo);
Extrair Texto;
Detectar Texto;
Exportação de dados
Exportação Simples;
Exportação dentro de um loop – nome de arquivo diferente;
Criação de Pastas para a Exportação de Dados;
Sintaxe do GGPLOT2
Estéticas;
Geometrias;
Camadas (Layers);
Estatísticas;
Coordenadas;
Facetas;
Temas – Personalizando seus Gráficos;
Melhores Práticas
Visualização de mapas com GGMAPObtendo mapas de fundo;
Inserindo polígonos;
Mapas de Calor;
Mapas Coropléticos;
Integração com o Power BIR Script Visual;
Passo a Passo para a integração
Introdução à amostragem
Amostragem simples com R;
Amostragem simples com dplyr;
Geração de números pseudo-aleatórios;
Técnicas de amostragemAmostragem Sistemática;
Amostragem Estratificada;
Amostragem Ponderada;
Distribuições de amostragemIntrodução aos erros de medida em Amostragem;
Médias;
Variâncias
Princípios de Bootstrapping;
Intervalos de Confiança.
Técnicas de classificação com R
Algoritmo kNN (k-Nearest Neighbors)
Regressão Logística
Árvores de Classificação
Técnicas de regressão com RRegressão Linear Simples
Regressão Linear Multivariada
Avaliação da Modelagem
Clustering com RIdentificando comportamentos semelhantes em grupos (clusters) de dados.
Clustering com medias;
Cluster Hierárquico
PCA – Análise de componentes principaisIntrodução ao PCA;
Visualização do PCA;
Solução dos problemas mais usuais do PCA.
Introdução a IA Generativa
O que é IA Generativa?
Escolhendo a ferramenta correta!
Introduzindo IA Generativa em Fluxos de Trabalho antigos;
IA Generativa e os aspectos éticos e de segurança
Introdução ao CHATGPTO que é ChatGPT?
Limitações do ChatGPT
Adoção do ChatGPT em Fluxos de Trabalho antigos;
Passos para um prompt seguro e eficiente no chatgpt
Segurança e Privacidade das informações incluídas;
Objetivos Claros;
Treinamento do Modelo;
Melhores práticasPrincípios-Chave de Engenharia de Prompt
Prompts Condicionais e Resultados Estruturados;
Estratégias avançadas de engenharia de promptZero-shot, one-shot e few-shot prompting;
Prompts com pensamentos encadeados;
Consistência nos prompts;
Engenharia de Prompt Iterativa
Técnicas de engenharia de prompt
Resumo e Expansão de Textos;
Traduções e Versões para suporte multi-idioma;
Análise Textual;
Geração de Códigos;
Nenhum resultado
ReiniciarDesktop, Notebook, Tablet, Smartphone
Dual Core com 2 GHz (i3/i5/i7 ou equivalente da AMD)
4GB
Windows 7, 8, 9, 10 e 11 / macOS X 10.10 / iOS / Android / BlackBerry
Edge 12 / Firefox 27 / Chrome 30 / Safari 7
Zoom Meeting
Webcam comum ou em HD integrada ou conectada via USB
Alto-falantes e microfone integrados, conectados via USB ou Bluetooth sem fio
3Mbps - Banda larga com ou sem fio (3G, 4G/LTE e Wi-Fi)
SRTVS Setor de Rádio e TV Sul Quadra 701 CJ E, Bloco 01, Sala 212, Parte A1 - Asa Sul – Brasília/DF, CEP 70340-901
CNPJ: 14.087.594/0001-24 | CF-DF: 07.581.964/001.00
Itaú (341) Agência: 8090 / Conta-Corrente: 25.570-7
Banco do Brasil (001) Agência: 3476-2 / Conta-Corrente: 212.851-9
Pague e parcele com cartão de crédito no site. Aceitamos as principais bandeiras.
Para garantir sua presença e contribuir para a realização bem-sucedida do evento, é essencial que você faça sua inscrição com antecedência de 7 dias (sete). A MMP Cursos Capacitação e Treinamento confirmará os eventos no mínimo 5 (cinco) dias antes de sua realização. Por favor, aguarde essa confirmação antes de organizar sua participação. Note que sua inscrição só será considerada válida após recebermos a nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprovação de pagamento. A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.
Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição. Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.
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