O Planejamento da Contratação, Pesquisa de Mercado e Estimativas de Preços nas Compras Públicas

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TURMA

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  • Lúcio Antônio Frezza Costa
  • 16h
  • Brasília, DF
  • de 11/12 a 12/12/25
  • das 08:00 às 17:00
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  • de 03/04 a 04/04/25
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  • de 26/05 a 27/05/25
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  • São Paulo, SP
  • de 04/09 a 05/09/25
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APRESENTAÇÃO

Aprofunde-se nas nuances do planejamento de contratações públicas com nosso curso. Ele aborda a nova Instrução Normativa 65 de 2021 e a Lei 14.133/2021, essenciais para efetivar compras e contratações governamentais eficientes e conformes à legislação.

OBJETIVO

Capacitar servidores públicos em todas as etapas do processo de contratação pública, desde o planejamento até a pesquisa de mercado e estimativas de preço, conforme as mais recentes diretrizes legais. O curso visa garantir compras governamentais mais eficientes e alinhadas à legislação vigente.

REQUISITOS DE QUALIFICAÇÃO

Envolve conhecimentos básicos em licitações e contratos públicos.

PÚBLICO ALVO

Destinado a servidores nas áreas de compras, membros de comissões de licitação, pregoeiros, planejadores de compras, gestores e fiscais de contratos, assessores jurídicos e procuradores. Profissionais envolvidos nos processos de licitação e contratos da Administração Pública, bem como outros interessados no assunto.

NOVAS COMPETÊNCIAS

O curso proporciona conhecimento avançado sobre planejamento de contratações, pesquisa de mercado e análise de preços em compras públicas.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.

Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.

Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.

Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.

Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A importância do planejamento da contratação;
Planejamento como dever político e jurídico;
Planejamento da Contratação x Planejamento da Contratação;
Planejamento Estratégico Institucional: Setores requisitantes? Contratos a serem firmados? SRP ou adesões? Limites Orçamentários?
O rito de planejamento da Contratação nos termos da IN 05/2017: (ETP, GR, TR/PB);
Possibilidade de supressão de etapas;
Providências iniciais;
Documento de formalização da demanda;
Indicação e nomeação da equipe de planejamento;
Atribuições da equipe de planejamento;
Obrigatoriedade da realização de estudos preliminares;
Conteúdo mínimo dos relatórios que materializam os estudos técnicos preliminares;
Início dos estudos preliminares: identificação da necessidade e levantamento de mercado;
Identificação da necessidade; pesquisa de mercado para identificação da melhor solução existente;
Definição do objeto como solução apta a prover a necessidade da Administração;
Dimensionamento da demanda; estimativa da quantidade de serviços a contratar e do custo correspondente (a obrigatoriedade do orçamento estimado nas contratações);
Análise e gerenciamento de riscos da contratação;
O que é análise de riscos e qual a sua finalidade nas contratações públicas?
Atividades a serem desenvolvidas na análise de riscos;
Mapa de riscos;
Atualização do mapa de riscos;
A obrigatoriedade de elaboração do Termo de Referência;
Quem deve elaborar e aprovar o termo de referência? Quando? Como a legislação de regência e a IN 05/2017 disciplinam a matéria;
A segregação de funções nas Licitações e Contratos Administrativos;
Plano Anual de Contratações- PAC e o Sistema de Planejamento e gerenciamento das contratações PGC – IN 01/201.

Quais as finalidades da pesquisa de preços?
Definições Orçamentárias e Financeiras;
Quando e como fixar e divulgar valor estimado e preço máximo?
A Nova lei de Licitações – Lei 14.133/2021 x pesquisa de preços;
SRP x pesquisa de preços;
Pesquisa de preços X participação de ME, EPP;
Justificativas de Preço, Estimativas de Preço e Pesquisas de mercado;
Instrução Normativa 65/2021 Min. Economia – parâmetros para pesquisa de preços no contexto da NLLC;
Fontes admissíveis e preferenciais para pesquisa de preços;
Fontes idôneas para a pesquisa de preços. Qual o mínimo de fontes?
Meios de pesquisa e documentação;
Limites e parâmetros para utilizar preços de outros contratos, inclusive próprio, para embasar novas licitações;
Pesquisa in loco, correspondência eletrônica, internet e por telefone: é possível?
Quais as principais falhas na elaboração da pesquisa de preços segundo a jurisprudência do TCU?
Posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preço;
É necessária a pesquisa de preços para os serviços continuados?
Publicidade x pesquisa de preços;
Há necessidade de pesquisa de preços nos casos de contratações diretas?

INSTRUTOR

ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA

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PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS

Dispositivo

Desktop, Notebook, Tablet, Smartphone

Processador

Dual Core com 2 GHz (i3/i5/i7 ou equivalente da AMD)

Memória RAM

4GB

Plataforma

Windows 7, 8, 9, 10 e 11 / macOS X 10.10 / iOS / Android / BlackBerry

Navegador

Edge 12 / Firefox 27 / Chrome 30 / Safari 7

Software

Zoom Meeting

Câmera

Webcam comum ou em HD integrada ou conectada via USB

Áudio e Microfone

Alto-falantes e microfone integrados, conectados via USB ou Bluetooth sem fio

Internet

3Mbps - Banda larga com ou sem fio (3G, 4G/LTE e Wi-Fi)

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SRTVS Setor de Rádio e TV Sul Quadra 701 CJ E, Bloco 01, Sala 212, Parte A1 - Asa Sul – Brasília/DF, CEP 70340-901

CNPJ: 14.087.594/0001-24 | CF-DF: 07.581.964/001.00

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+55 (61) 9 9445-4563

contato@mmpcursos.com.br

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Itaú (341) Agência: 8090 / Conta-Corrente: 25.570-7

Banco do Brasil (001) Agência: 3476-2 / Conta-Corrente: 212.851-9

Pague e parcele com cartão de crédito no site. Aceitamos as principais bandeiras.

Condições de Contratação

Para garantir sua presença e contribuir para a realização bem-sucedida do evento, é essencial que você faça sua inscrição com antecedência de 7 dias (sete). A MMP Cursos Capacitação e Treinamento confirmará os eventos no mínimo 5 (cinco) dias antes de sua realização. Por favor, aguarde essa confirmação antes de organizar sua participação. Note que sua inscrição só será considerada válida após recebermos a nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprovação de pagamento. A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.

Cancelamento e Reembolso

Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição. Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.

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