Este curso oferece uma formação abrangente para ordenadores de despesas, cobrindo desde licitações até prestação de contas. Com um enfoque multidisciplinar, preparamos profissionais para atuar com eficácia e conformidade em ambientes complexos da Administração Pública e Privada, garantindo a gestão eficiente dos recursos e a observância das normas vigentes.
Nosso objetivo é proporcionar uma compreensão clara e detalhada sobre as responsabilidades e riscos da função de ordenador de despesas. Você aprenderá a navegar pelos processos desde a licitação até a prestação de contas, aplicando as normas vigentes e contribuindo para uma gestão mais eficiente e transparente em sua organização.
Para participar, é necessário estar atuando ou ter interesse em funções relacionadas à gestão de despesas em organizações públicas ou privadas.
O curso é destinado a ordenadores de despesas em órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, Gestores Financeiros, servidores de áreas de contabilidade, controle, auditoria, além de profissionais do setor privado que atuam como assessores ou consultores de órgãos públicos.
Ao concluir o curso, o aluno terá desenvolvido habilidades práticas para gerir processos de licitação, execução orçamentária e prestação de contas, alinhando-se com as melhores práticas e regulamentações atuais.
Aulas dinâmicas e interativas, promovendo diálogos enriquecedores para um entendimento profundo dos temas.
Incentivamos ativamente a partilha de conhecimentos e experiências, enriquecendo o aprendizado coletivo.
Apresentamos e discutimos normativos, doutrinas e jurisprudências relevantes, estabelecendo uma base sólida de conhecimento.
Utilizamos estudos de caso reais para ilustrar a aplicação prática das teorias, aprimorando a capacidade analítica dos alunos.
Realizamos exercícios práticos para consolidar o aprendizado, permitindo a aplicação direta do conhecimento em situações simuladas.
Planejamento da Contratação;
Fase de Planejamento do Novo Pregão Eletrônico;
A responsabilidade do Gestor Público nas comissões de licitação, permanentes e especiais;
A responsabilidade do Gestor Público na designação do pregoeiro e de sua equipe de apoio;
Pontos de atenção na atuação dos Gestores Públicos;
Sanções;
Contratações durante o período de pandemia do Coronavírus (Covid-19) – Lei nº 13.979/2020 e MP 961/2020;
Apresentação de jurisprudência e estudo de casos.
Noções básicas sobre classificação da despesa orçamentária;
Estágios da execução da despesa (Empenho Liquidação e Pagamento);
Fases da execução da despesa;
Relação entre a obrigação a pagar e as fases da execução orçamentária;
Restos a Pagar;
Despesas de Exercícios Anteriores – DEA;
Obrigações assumidas sem suporte orçamentário (reconhecimento de dívida);
Sistema de Pagamento;
Termo de Execução Descentralizada;
Transferências Voluntárias;
Noções de Tomada de Contas Especial;
Suprimento de Fundos;
Créditos a Receber e Responsabilização;
Estoques e Ativo Imobilizado.
Bases Legais;
Instrumentos para atingir os objetivos.
Conformidade de Registro de Gestão;
Conformidade Contábil;
Controles Internos e Externos;
Prestação de Contas.
Desktop, Notebook, Tablet, Smartphone
Dual Core com 2 GHz (i3/i5/i7 ou equivalente da AMD)
4GB
Windows 7, 8, 9, 10 e 11 / macOS X 10.10 / iOS / Android / BlackBerry
Edge 12 / Firefox 27 / Chrome 30 / Safari 7
Zoom Meeting
Webcam comum ou em HD integrada ou conectada via USB
Alto-falantes e microfone integrados, conectados via USB ou Bluetooth sem fio
3Mbps - Banda larga com ou sem fio (3G, 4G/LTE e Wi-Fi)
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Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição. Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.
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