Tesouro Gerencial
Apresentação
Descubra as funcionalidades e características do sistema Tesouro Gerencial, uma ferramenta essencial para a gestão financeira no setor público. Este curso explora conceitos fundamentais de administração financeira, orçamentária, contábil e patrimonial no SIAFI, permitindo uma extração precisa de relatórios para decisões estratégicas.
Objetivo
O curso tem como meta capacitar servidores no uso eficiente do Tesouro Gerencial, o sistema de consultas do Governo Federal que sucedeu o Siafi Gerencial em 2015. Os participantes aprenderão a realizar consultas, construir relatórios detalhados sobre execução orçamentária e financeira, e a manejar dados contábeis e de arrecadação com habilidade.
Requisitos de Qualificação
Conhecimentos básicos em contabilidade e orçamento público são necessários, além de familiaridade com a execução orçamentária e financeira no SIAFI. É importante que o aluno tenha o perfil “TESCONGER” cadastrado em seu órgão e, para cursos presenciais, deve trazer seu próprio notebook.
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Público Alvo
Ideal para servidores atuantes em planejamento, orçamento, execução orçamentária, financeira, contabilidade e gestão patrimonial, além de auditores internos e externos e profissionais nas Secretarias de Controle Interno dos três poderes. Também é relevante para outros interessados em aprofundar conhecimentos no sistema Tesouro Gerencial.
Novas Competências
Ao concluir o curso, os alunos serão proficientes em realizar consultas em tabelas administrativas, financeiras e orçamentárias, construir relatórios detalhados e consultar documentos contábeis. Essas competências são fundamentais para a eficiência e eficácia na gestão pública financeira.
Metodologia de Ensino
Exposição Dialogada
Troca de Experiências
Normativos, Doutrina e Jurisprudência
Estudos de Caso
Exercícios Práticos
Conteúdo programático
1. Conceitos Básicos de Administração Financeira e Orçamentária e Introdução ao Tesouro Gerencial
- Noções de Administração Orçamentária e Financeira;
- Relacionamento SIAFI x Tesouro-Gerencial;
- Estrutura da informação no Tesouro Gerencial: A informação orçamentária; Classificação por Natureza da Receita; Classificação por Natureza da Despesa; Classificação por Fonte de Recursos; A Célula orçamentária; Principais contas contábeis da Execução Orçamentário-Financeira e seus contas correntes;
- Introdução ao Tesouro Gerencial: Histórico; Arquitetura; Plataforma BI; Tesouro Gerencial x Siafi Gerencial; Conceitos (atributos, métricas, linhas e colunas); Navegação pelo Sistema; Menus; Principais características; Funcionalidades; Filtros; Prompts; Grupos Personalizados; Relatórios em Branco; Relatórios de Bancada; Relatórios Compartilhados; Meus Relatórios; e formatos de saída.
2. Consultas Básicas no Tesouro Gerencial e Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos
- Tabelas do Tesouro Gerencial: Rol de contas; Itens de informação; Estrutura organizacional; UG; Órgão; e UO;
- Projeto de Lei Orçamentária Anual;
- Dotação Inicial;
- Créditos Adicionais: suplementar, especial e extraordinário;
- Dotação Autorizada;
- Provisão e Destaque Orçamentário;
- Consultas no Tesouro Gerencial sobre Dotação Orçamentária e Descentralização de Créditos: Escolher Relatório de Bancada; Selecionar atributos; Inserir novos atributos e métricas; realizar consulta; exportar dados.
3. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte I
- Noções do PCASP.
- Execução simplificada da despesa;
- Principais contas de despesa e seus contas correntes;
- Consultas de Execução da Despesa: por Unidade Gestora, programa, fonte, projeto/atividade, elemento da despesa e suas inter-relações;
- Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas;
- Criação de filtros, prompts e grupos personalizados;
- Salvar consultas em Meus Relatórios.
4. Execução Orçamentária e Financeira da Despesa Parte II
- Consultas de Execução da Despesa: por Credor, Empenho e Subitem;
- Criação de relatórios: por meio de Relatórios de Bancada; por meio de Relatórios em Branco, selecionando Itens de Informação, contas contábeis, atributos e métricas;
- Compartilhar relatórios.
5. Consultas de documentos no Tesouro Gerencial e Receita Pública
- Documentos do SIAFI: Nota de Empenho (NE), Nota de Crédito (NC), Proposta de Programação Financeira (PF), Ordem Bancária (OB), Nota de Lançamento (NL), entre outros;
- Aspectos teóricos: Conceitos de Receita; Classificação por Natureza da Receita;
- Guia de Recolhimento da União;
- Consultas sobre Receita no Tesouro Gerencial: Receitas por tipo de arrecadação; Receitas arrecadadas por GRU/RA.
Turma
A
ÀS
R$
R$
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Condições de Contratação
Para garantir sua presença e contribuir para a realização bem-sucedida do evento, é essencial que você faça sua inscrição com antecedência de 7 dias (sete).
A MMP Cursos Capacitação e Treinamento confirmará os eventos no mínimo 5 (cinco) dias antes de sua realização. Por favor, aguarde essa confirmação antes de organizar sua participação. Note que sua inscrição só será considerada válida após recebermos a nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de comprovação de pagamento.
A MMP Cursos Capacitação e Treinamento se reserva o direito de adiar ou cancelar os cursos se não houver número suficiente de participantes. Além disso, pode haver substituição de palestrantes em situações imprevistas ou de força maior.
cancelamento e reembolso
Em relação ao participante, o cancelamento da inscrição deve ser efetuado com um prazo mínimo de 3 (três) dias úteis antes da data do evento. Ultrapassado este período, o participante tem a opção de substituir sua vaga por outra pessoa ou solicitar um crédito equivalente ao valor pago na inscrição.
Todos os cursos oferecidos pela MMP Cursos Capacitação e Treinamento podem ser ministrados na modalidade "in company" em qualquer localidade do Brasil.
Instrutor
Especializado em Gestão Estratégica de Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas.
Servidor público federal ativo a partir de 2007, exerce desde 2013 a função de contador responsável técnico em Setorial Contábil de Autarquia, além de já ter atuado como fiscal de contratos, bem como na área de formalização e repactuação de contratos.
Na condução dos trabalhos da Setorial Contábil, como responsável pela Conformidade Contábil, promove o alinhamento técnico entre as Unidades Gestoras, por meio de elaboração de roteiros, notas técnicas e apresentação de conteúdo em eventos presenciais.
Atuou como coordenador e desenvolvedor do Sistema de Informações de Custos da entidade em que atua, onde capacitou os agentes que atuam diretamente na geração de informações de custos.