Gestão de Materiais e Patrimônio Público – Enfoque Logístico

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APRESENTAÇÃO:

Nesse curso transmitiremos conhecimento aos treinandos sobre Suprimentos; O processo de compras e contratações governamentais; O processo de gestão de materiais; Bens e patrimônio; Estoques na administração pública; Política de estoques; O controle de estoques; Fatores de ressuprimento; A classificação ABC no controle de estoques; Nível de Serviço e política de atendimento; Carta de serviços; Custos: a contabilidade aplicada ao setor público; o sistema contábil; o sistema de custos. Sistemas de informação: sistemas estruturadores de governo (SIEG); padrões de interoperabilidade de governo eletrônico (e-PING); e arquitetura de integração, inteligência e informações de governo (I3Gov).

 

OBJETIVOS:

A orientação do curso é apresentada em textos que procuram oferecer perspectiva, discernimento, compreensão e desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes necessárias à gestão das atividades de suprimentos para a organização. Nesse contexto, buscaremos caracterizar:
- o processo de compras e contratações públicas;
- o processo de gestão de materiais na organização;
- o nível de serviço prestado pela organização;
- o sistema de custos previsto para a organização; e
- o sistema de informações previsto para a organização.

 

PÚBLICO-ALVO:

Funcionários públicos e privados que desempenhem funções administrativas que influenciem as atividades de suprimentos na sua organização.

 

METODOLOGIA DE ENSINO:

As estratégias de aprendizagem empregadas visam explorar a prática, a vivência profissional e a troca de experiências, incorporadas a uma intervenção didática baseada na legislação em vigor e nos conceitos de logística e de gestão de cadeia de suprimentos.

 

PRÉ-REQUISITO:

Conhecer a legislação básica que rege as atividades administrativas funcionais, organizacionais e do estado brasileiro. Noções básicas em administração/economia privada e pública. Ter propósitos de cooperação, participação e de responsabilidade.

 

CARGA HORÁRIA:

16 horas/aula

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Compras e contratações públicas

Suprimentos. Fatores organizacionais. Sistema de compras e contratações governamentais.

Gestão de materiais

Materiais: conceito. Bens e patrimônio públicos. Estoques: conceito e função. Índices para a gestão de estoques. Classificação dos estoques. Política de estoques. Estoques na administração pública. O controle de estoques: entrada e saída de carga; otimização física; inventário físico; método PEPS (FIFO); método da média ponderada móvel.

Sistema de custos

A contabilidade aplicada ao setor público: sistema contábil; sistema de custos; custeio baseado em atividades (ABC); a demonstração do resultado econômico (DRE).

Sistema de informações

Sistema de informação. Sistemas estruturadores de governo (SIEG). Governo eletrônico: padrões de interoperabilidade de governo (e-PING); arquitetura de integração, inteligência e informações de governo (I3Gov).

 

INSTRUTOR

José Carlos Monteiro

 

CURRÍCULO RESUMIDO

Doutor em Aplicações, Planejamento e Estudos Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro, mestre em Aplicações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro, especialista em Logística Profissional pela PUC/RIO, especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Transportes pela Diretoria de Transportes do Exército Brasileiro, especialista em Logística e Transportes pela School of Business Administration, University of Miami, USA.

Sua experiência profissional inclui o cargo de chefia de logística em unidades militares do Exército Brasileiro, docência em cursos de logística em instituição de ensino privada e de logística aplicada no setor público em escolas de governo.

Atualmente é professor de conteúdo do curso de Gestão de Materiais e Planejamento da Logística de Suprimentos para servidores públicos na Escola Nacional de Administração Pública e professor do curso de Gestão de Materiais e Planejamento da Logística de Suprimentos para a formação de professores dos Institutos Federais de Educação. Autor de artigos na página eletrônica: www.administradores.com.br.

 

LOCAL, PERÍODO, HORÁRIO E CONTATOS

BRASÍLIA
Período: 14 e 15/04/2014; 20 e 21/08/2014; e 03 e 04/11/2014
Horário: 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00 (16h/aula)
Telefones: (61) 4102-8052 e (61) 3033-3004
E-mail: contato@mmpcursos.com.br
Local: Será informado por ocasião da confirmação da realização do curso.

RIO DE JANEIRO
Período: 10 e 11/03/2014; e 01 e 02/09/2014
Horário: 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00 (16h/aula)
Telefones: (61) 4102-8052 e (61) 3033-3004
E-mail: contato@mmpcursos.com.br
Local: Será informado por ocasião da confirmação da realização do curso.

 

INVESTIMENTO

Por participante: R$ 1.990,00.

 

PROMOÇÃO

Confirmação da inscrição (pagamento, nota de empenho ou documento equivalente dando entrada na MMP Cursos) com até 20 dias de antecedência para o início do curso, o cliente terá direito ao valor promocional de R$ 1.790,00.

Para cada 5 (cinco) inscrições de um mesmo órgão, vinculadas à mesma fonte pagadora, para o mesmo curso e na mesma data será disponibilizada uma 6ª inscrição como cortesia.

 

INCLUSO

Material didático e de apoio; almoço; lanche e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

 

INSCRIÇÕES

Poderão ser feitas no campo “Inscrição” do site e serão confirmadas somente após a apresentação da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, transferência ou outra forma de pagamento, impreterivelmente, até 07 (sete) dias úteis antes da realização do curso.

Os cancelamentos deverão ser informados por e-mail ou fax até 05 (cinco) dias antes do evento. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

A confirmação do evento ocorrerá com até 05 (cinco) dias de antecedência para o início do curso. Aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.

 

DADOS DA INSTITUIÇÃO

Título do Estabelecimento: MMP Cursos – Capacitação e Treinamento Profissional

Nome Empresarial: Marcos Mussumeci Portal Treinamentos – ME

CNPJ: 14.087.594/0001-24
Inscrição Estadual: 07.581.964/001-00

Banco do Brasil – Agência: 3598-X  - Conta Corrente: 12.851-1

A nossa instituição encontra-se cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF

 

OBSERVAÇÕES

A MMP Cursos reserva-se ao direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições bem como substituir o docente por motivo de força maior.

Este curso poderá ser realizado “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização e com excelente relação custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.

Temos preços especiais para instituições conveniadas. Faça contato conosco!

 

Assegure a sua participação e colabore para a viabilização do evento, confirmando sua inscrição com até 7 (sete) dias úteis de antecedência.