Elaboração, Mensuração e Análise de Indicadores de Desempenho na Administração Pública

banner_EMAP

APRESENTAÇÃO:

Indicadores são parâmetros objetivos, técnicos e consistentes para a avaliação de políticas públicas. Servem para avaliar o desempenho das organizações e das realizações do governo. Definir os indicadores, mensurá-los e analisá-los são competências essenciais ao gestor público moderno e desejadas para o cidadão crítico e atuante. O curso apresenta conceitualmente os indicadores de desempenho, os caracteriza e classifica. Orienta a mensuração dos indicadores, bem como sua análise, com o intuito de desenvolver a uma visão crítica do gestor público para avaliar o desempenho organizacional e promover a correção de rumos no planejamento da ação de governo que os dados apurados indicarem necessários.

 

OBJETIVO:

Apresentar os conceitos e técnicas de elaboração, mensuração e análise de indicadores de desempenho, com vistas à aplicação dos conhecimentos na gestão estratégica governamental.

 

PERFIL PRETENDIDO DO FORMADO:

Ao final deste curso, o aluno estará apto a:

  • elaborar indicadores de desempenho;
  • orientar e criticar a mensuração de indicadores; e
  • analisar a evolução da mensuração de indicadores e seu impacto no desempenho na ação de governo.

 

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais da administração pública que trabalhem com os processos de planejamento, orçamento, gestão e controle, além de representantes da sociedade civil atentos à ação governamental e relacionados ao controle social.

 

METODOLOGIA DE ENSINO:

Serão desenvolvidas discussões acerca de situações práticas relativas à avaliação da ação governamental, de forma a desenvolver a capacidade de elaboração, mensuração e análise de indicadores.

O curso mesclará a disponibilização de material para leitura, exposição dialogada e atividades coletivas com a finalidade de provocar o espírito crítico dos participantes e ampliar a assimilação de conhecimento e troca de experiências.

 

CARGA HORÁRIA:

24 horas/aula

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Avaliação de desempenho como instrumento para sustentabilidade organizacional;
  2. Gestão de processos, programas e políticas públicas utilizando Indicadores;
  3. Conceituação, caracterização e classificação de indicadores;
  4. Construção de indicadores de desempenho e sua utilização na gestão estratégica;
  5. Elaboração de indicadores de eficiência, eficácia e efetividade;
  6. Uso de indicadores no monitoramento e avaliação de desempenho organizacional;
  7. Estabelecimento de metas de desempenho; e
  8. Elaboração de Painel de Indicadores e de Plano de Implementação dos Indicadores de Desempenho.

 

INSTRUTOR

Márcio Bastos Medeiros

 

CURRICULUM RESUMIDO

Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2011), graduado em Ciências Navais com habilitação em Administração de Sistemas pela Escola Naval (1995), tem formação em Análise de Sistemas pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e especialização em Administração pelo Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (1996). Analista da carreira de planejamento e orçamento do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão desde 1998, encontra-se cedido ao Governo do Estado do Espírito Santo exercendo a função de Assessor Especial da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento. Foi Secretário Adjunto de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão (2011), Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Gestão Estratégica da Universidade Federal da Integração Latino Americana (2010) e Assessor do Secretário de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento (2009), dentre outros cargos de direção ocupados.

 

LOCAL, PERÍODO, HORÁRIO E CONTATOS

BRASÍLIA
Período: 09 a 11/06/2014; e 08 a 10/10/2014
Horário: 08h00 às 12h00 e 13h00 às 17h00 (24h/aula)
Telefones: (61) 4102-8052 e (61) 3033-3004
E-mail: contato@mmpcursos.com.br
Local: Será informado por ocasião da confirmação da realização do curso.

INVESTIMENTO

Por participante: R$ 2.350,00.

 

PROMOÇÃO

Confirmação da inscrição (pagamento, nota de empenho ou documento equivalente dando entrada na MMP Cursos) com até 20 dias de antecedência para o início do curso, o cliente terá direito ao valor promocional de R$ 2.110,00.

Para cada 5 (cinco) inscrições de um mesmo órgão, vinculadas à mesma fonte pagadora, para o mesmo curso e na mesma data será disponibilizada uma 6ª inscrição como cortesia.

 

INCLUSO

Material didático e de apoio, almoço, lanche e certificado de participação (mínimo de 75% de presença na sala de treinamento).

INSCRIÇÕES

Poderão ser feitas no campo “Inscrição” do site e serão confirmadas somente após a apresentação da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, transferência ou outra forma de pagamento, impreterivelmente, até 07 (sete) dias úteis antes da realização do curso.

Os cancelamentos deverão ser informados por e-mail ou fax até 05 (cinco) dias antes do evento. Após este prazo deverá ser feita substituição ou solicitação de crédito no valor da inscrição.

A confirmação do evento ocorrerá com até 05 (cinco) dias de antecedência para o início do curso. Aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para o seu comparecimento.

 

DADOS DA INSTITUIÇÃO

Título do Estabelecimento: MMP Cursos – Capacitação e Treinamento Profissional

Nome Empresarial: Marcos Mussumeci Portal Treinamentos – ME

CNPJ: 14.087.594/0001-24
Inscrição Estadual: 07.581.964/001-00

Banco do Brasil – Agência: 3598-X  - Conta Corrente: 12.851-1

A nossa instituição encontra-se cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF.

 

OBSERVAÇÕES

A MMP Cursos reserva-se ao direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições bem como substituir o docente por motivo de força maior.

Este curso poderá ser realizado “in company”, adequando seu conteúdo programático de acordo com as necessidades de sua Organização e com excelente relação custo-benefício. Solicite-nos uma proposta.

Temos preços especiais para instituições conveniadas. Faça contato conosco!

 

Assegure a sua participação e colabore para a viabilização do evento, confirmando sua inscrição com até 7 (sete) dias úteis de antecedência.